| 07/01/2010 20h21min
Nada de bola para os jogadores do Brasil. Os primeiros dias de trabalho da equipe estão sendo dedicados às avaliações dos atletas. Cada atleta está encarando uma grande bateria de exames, que vai desde uma simples medição de peso, até as mais complexas análises fisiológicas. Todo o trabalho é realizado pelo Departamento Técnico Científico (DTC) do clube rubro-negro, em conjunto com o preparador físico Taimar Marinho.
— A ideia é focarmos essa primeira semana nas atividades de avaliação e leitura do estado atual do atleta. Paralelamente a isso nós estamos colocando de forma adaptativa alguma coisa do trabalho com bola, de movimentação e academia. Criando pressupostos para as cargas que virão na próxima semana, quando nós já teremos os resultados do estado atual de treinamento de cada jogador — explicou Marinho.
Com esse trabalho, o DTC pretende definir o perfil de cada atleta, para que possam ser identificadas as carências e as melhores qualidades do elenco Xavante.
Dessa forma, a
nutricionista Natasha Nunes, o fisiologista Felipe Celia, e o coordenador técnico científico Júlio Couto, poderão oferecer todos os subsídios necessários para nortear os treinamentos da comissão técnica a partir da próxima semana.
Na manhã desta quinta-feira os atletas realizaram o CORE, um treinamento de força funcional da área central do organismo, na parte que engloba os músculos que contribuem para o equilíbrio do corpo. Depois os jogadores passaram por alguns exercícios de coordenação e resistência. Para o turno da tarde está previsto um teste de velocidade, mais exercícios de coordenação e um treino técnico. Sexta-feira a programação contém fundamentos técnicos e musculação. E no sábado, teste de Yoyo (avaliação da resistência aeróbia dos atletas) e flexibilidade.
Já no domingo, a comissão técnica do Brasil vai reunir o grupo de jogadores no vestiário para uma pequena exposição dos resultados da semana e também para a apresentação do planejamento de trabalho,
que já recomeça logo após
a reunião.