| 05/01/2010 22h38min
O norte-americano Robby Gordon foi a grande surpresa da quarta-etapa do Rali Dakar, disputada nesta terça-feira entre as localidades de Fiambala (Argentina) e Copiaco (Chile). A bordo de um Hummer, ele fez os 163 quilômetros de percurso em 1h40min21s, apenas um segundo mais rápido que o francês Stéphane Peterhansel.
Nove vezes campeão do Dakar, Peterhansel segue na liderança geral da prova, com o tempo acumulado de 10h54min50s. O segundo colocado é o espanhol Carlos Sainz, que chegou em quarto lugar nesta terça e está a 7min36s do líder. Nasser Al-Attyiah, do Catar, chegou em terceiro na especial e segue em terceiro no geral.
Para os brasileiros, o dia não foi bom. Cinco carros do país sofreram danos mecânicos e foram eliminados da disputa. Maurício Neves foi o melhor e finalizou a etapa na 10ª colocação, 11min22s atrás do vencedor. Guilherme Spinelli chegou em 14º lugar. Ele perdeu uma posição para Gordon no geral, e agora é nono colocado, seguido pelo compatriota Maurício Neves.
Nas motos, a vitória ficou com atual campeão da categoria, o espanhol Marc Coma. Ele fez o tempo de 1h46min58s. O francês David Casteu foi o segundo, 2min04s atrás do vencedor. O líder na classificação geral, o francês Cyril Despres, chegou em terceiro, com 1min10s de desvantagem para seu compatriota. O melhor brasileiro entre as motos foi Tiago Fantozzi, em 19º.
Nos caminhões, os russos Vladimir Chagin, Sergey Savostin e Eduard Nikolaev seguem reinando absolutos. Eles venceram a quarta das quatro etapas já realizadas, com o tempo de 1h53m36s. O pódio foi completado por outras duas equipes da Rússia. Os brasileiros André Azevedo e Maykel Justo e o tcheco Mira Mira Martinec, que estavam em terceiro na geral, tiveram problemas mecânicos e perderam muito tempo.
CLICESPORTES
Robby Gordon supera as dunas, que quebraram vários carros na quarta etapa
Foto:
Natacha Pisarenko, AP