| 04/01/2010 14h56min
Depois do recesso do Réveillon, a Superliga masculina de vôlei 09/10 está de volta. O primeiro confronto de 2010 será nesta terça - UCS e Vitória (ES) se enfrentam a partir das 20h, no ginásio Poliesportivo, em Caxias do Sul (RS).
O time gaúcho ocupa a 11ª colocação na classificação geral, com nove pontos - quatro vitórias e uma derrota. Já a equipe capixaba é a única que ainda não venceu nesta Superliga. O Vitória está na 17ª posição, com seis pontos, em seis derrotas.
A UCS conta com um tricampeão da Superliga no banco de reservas. O treinador Jorge Schmidt está de volta ao Brasil depois de três temporadas no comando da seleção de Portugal. Jorginho foi o treinador campeão da Frangosul/Ginástica (RS), na temporada 94/95, e da Ulbra (RS), nas Superligas 97/98 e 98/99.
– Ainda temos muito o que crescer. Precisamos adquirir um melhor padrão de jogo. Somos um time médio que quer se mostrar através de uma boa campanha. Para isso, temos que buscar a vitória sempre. Não será diferente contra o Vitória. Nosso objetivo é terminar a primeira fase entre os oito primeiros colocados e não podemos vacilar – avaliou Jorginho.
A equipe da Serra Gaúcha conta com o segundo atacante mais eficiente da Superliga até o momento. É o ponteiro Bruno Araújo, que tem 41,88% de aproveitamento. No saque, o jogador é o oitavo colocado com 9,57% de eficiência. Por equipes, a UCS é a sexta colocada no ataque (32,83%), 10º no bloqueio (19,46%) e sétima no saque (5,11%).
Vitória busca o primeiro resultado positivo
O time capixaba não quer começar 2010 como terminou 2009. Sem vencer na competição, a equipe comandada por Eduardo Pádua treinou durante as festas de fim de ano para se recuperar na Superliga.
– Nossa equipe foi montada recentemente. Não conseguimos manter a base do time da última temporada. O grupo está ganhando entrosamento aos poucos e esperamos que a evolução venha, naturalmente, com o tempo. Treinamos durante o período de Natal e de Ano Novo. Queremos mudar a situação e encontrar o caminho das vitórias – contou o treinador.
Antes do início da Superliga, em novembro, os times duelaram em dois jogos amistosos, em Vitória. No final, uma vitória, por 3 sets a 1, para cada lado.
– As duas equipes se conhecem bem. Deve ser um jogo equilibrado e difícil. A UCS, jogando em casa, é favorita, mas podemos surpreender – completou Eduardo.