| 02/01/2010 20h17min
O Grêmio estreia neste domingo na Copa São Paulo de Futebol Junior. O adversário será o Confiança (SE), às 19h, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). O assessor de futebol das categorias de base, Paulo Deitos, projeta o destaque de talentos do Tricolor na competição. Por outro lado, ele crê que a disputa precisa passar por uma reformulação, pois aumentou demais nos últimos anos:
– O Grêmio participa desde a primeira edição. Como é uma copa tradicional, não podemos nos negar a ir. Mas acho que a competição perdeu no aspecto técnico, aumentou muito. São 92 equipes. Deve haver uma reformulação – declarou.
Como a copa é sub-18, haverá mudanças no grupo que conquistou o Brasileiro Sub-20 no final do ano passado. Deitos destaca alguns atletas que o técnico Andrey Lopes tem à disposição:
– Temos um grupo muito bom. O goleiro Machowski, de 16 anos, apostamos muito nele. Tem o zagueiro Gerson, os meias Fernando e Emerson. Tem o Everaldo, um centroavante que veio do Esportivo de Bento. Há o lateral o Dener, que também atua como volante. O Spessato, lateral-direito, tem 18 anos e é muito promissor – explicou.
O assessor explicou ainda que a categoria de base tem trabalhado para a formação de laterais, uma carência no futebol brasileiro:
– A mudança dos esquemas torna difícil a formação de certas posições. Agora, nós na base estamos adotando o 4-4-2 para suprir essas carências. Isso tem dado certo, pois conseguimos ganhar título – afirmou.
RÁDIO GAÚCHA