| 23/12/2009 09h51min
Ainda não foi desta vez que o Vasco recebeu a documentação do Spartak Moscou (RUS) para confirmar a contratação do volante Rafael Carioca. A liberação oficial do clube russo é o último obstáculo para a assinatura do contrato e apresentação do jogador. A expectativa, agora, é a de que os papéis possam chegar nesta quarta-feira, mas, ainda assim, a possibilidade de o volante vestir a camisa do Gigante da Colina antes do Natal é remota.
— Só vamos tratar da liberação do jogador quando ela for oficial. Estamos aguardando o contato dos russos — afirmou o diretor executivo do Vasco, Rodrigo Caetano.
Um dos motivos para a demora do envio da documentação é a dificuldade encontrada em Moscou decorrente do inverno rigoroso. Temperaturas de até 30 graus abaixo de zero estão complicando a mobilidade de pessoas na capital russa. Pesa a favor de Rafael Carioca a boa vontade dos dirigentes russos, em especial do diretor-técnico e treinador, Valeriy Karpin, que indicou a sua
contratação. Karpin esteve no
Rio de Janeiro na semana passada, conversou com o Vasco, com representantes do jogador e compreendeu os motivos que o levam a tentar atuar no futebol brasileiro no ano que vem.
Além de Rafael Carioca, o Vasco tenta acertar com mais um atacante para 2010, algo que se tornou ainda mais necessário com a saída de Alex Teixeira para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Entretanto, a diretoria não tem pressa e a tendência é a de que um novo nome para o ataque seja contratado só no ano que vem.