| 17/12/2009 22h19min
A Ciser/Araldite/Univille conseguiu derrubar um gigante do basquete nacional. Com folga e soberania derrotou por 99 a 76 o Universo/Brasília, até então o líder e o único invicto do NBB. Com isso, a equipe joinvilense se iguala na primeira colocação e levou ao delírio o público que lotou o Ginásio Ivan Rodrigues na noite desta quinta-feira.
Antes mesmo do cronometro zerar, o técnico Alberto Bial deu um forte abraço no supervisor Luisão. Com mãos fechados, olhos arregalados, ao seu melhor estilo ele foi de jogador em jogador para mostrar a importância da vitória.
A Ciser não estava derrotando qualquer adversário. Superava o favorito ao título, um grupo que tem as estrelas Nezinho, Valtinho, Guilherme Giovannoni e Estevam, todos com passagem pela seleção brasileira, além de ser comandada pelo experiente Lula Ferreira.
Mas desde o primeiro quarto o grupo joinvilense consegui impor superioridade. Verdade que nos primeiros 10 minutos houve um certo
equilíbrio. Depois só deu Ciser. Com o
armador Manteguinha inspirado — fez 27 pontos na partida — e uma defesa sólida, a equipe simplesmente matou o Universo/Brasília.
O líder do campeonato também sentiu o cansaço de três partidas consecutivas fora de casa. Antes de desembarcar em Joinville jogou em Belo Horizonte (MG) e Londrina (PR).
Os minutos finais da partida ainda contou com a mão certeza de Jefferson Sobral, que simplesmente acertou duas bolas de três pontos que ampliaram o placar.
Os joinvilenses passaram por cima de mais um gigante, como fizeram como Flamengo, e agora parece não ter mais "bicho-papão" do basquete brasileiro.