| 13/12/2009 16h53min
O oposto Wallace, com 18 pontos, foi o principal nome da vitória do Cruzeiro no clássico com o Minas. A partida foi disputada na tarde deste domingo em Itabira (MG). O Cruzeiro derrotou o tradicional adversário por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/21 e 25/21, após 1h24min. A partida foi válida pela quarta rodada do turno da Superliga masculina de vôlei 09/10. O Cruzeiro assegurou sua segunda vitória na competição em três jogos.
Nas duas rodadas iniciais desta dição da Superliga, Cruzeiro e Minas tiveram os mesmos adversários: Cimed/Malwee (SC) e Soya/Blumenau/Furb/Barão (SC). Ambos venceram o time de Blumenau e perderam para a equipe de Florianópolis, atual bicampeã da competição.
Na próxima quinta-feira, dia 17, o Cruzeiro receberá o Santo André , no ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem (MG), às 19h30, pela quinta rodada da Superliga. Já o Minas enfrentará o São Caetano na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), a partir das 18h.
A quarta
rodada da competição será completada
nesta terça, dia 15. Em São Paulo, o Pinheiros/Sky jogará contra o Funvic/UPtime Cuiabá, às 21h.
O jogo
Com o oposto Wallace e o ponteiro Bruno Zanuto inspirados, o Cruzeiro dominou o primeiro set. Por outro lado, o Minas cometeu muitos erros, principalmente, na recepção e no ataque. O técnico do Minas, Marcos Miranda, ainda buscou uma reação colocando Maurício, eleito o melhor jogador do último Mundial Juvenil, em quadra. Maurício fez três pontos de bloqueio, sendo dois consecutivos, no final do set. Mas já era tarde. Vitória do Cruzeiro por 25 a 20.
O início do segundo set foi equilibrado. As duas equipes mantiveram esse equilíbrio até o empate em 11 pontos. A partir daí, o bloqueio do Cruzeiro funcionou, marcando duas vezes consecutivas o ataque adversário, para abrir uma vantagem no placar. O Cruzeiro chegou ao segundo tempo técnico com 16/12 no marcador. Bruno Zanuto, com uma largada por cima do bloqueio do Minas, fechou o set
em 25/21.
No terceiro set, o Minas chegou
a passar à frente do adversário no marcador. No primeiro tempo técnico, o Minas tinha a vantagem de 8/7, após um ponto de bloqueio. Mas o dia era do Cruzeiro, e Wallace selou a vitória do time por 25 a 21.
O levantador Sandro, do Cruzeiro, afirmou que o time seguiu tudo o que foi traçado para superar o Minas:
– Foi um resultado atípico por se tratar de um clássico, mas nossa equipe jogou muito bem taticamente. Nosso bloqueio e defesa funcionaram e o saque também foi eficiente. Cometemos alguns erros, mas no somatório, fomos muito bem.
Já o meio-de-rede Henrique, do Minas, ressaltou os erros de sua equipe como fundamentais para a derrota:
– Temos que melhorar nossas viradas de bola, que é um dos pontos fortes do nosso time, e trabalhar muito para tentarmos fechar o ano com vitórias nas próximas partidas – afirmou.