| 12/12/2009 16h05min
No primeiro clássico da Superliga Feminina de Vôlei 2009/2010, o hexacampeão Rio de Janeiro superou o Minas por 3 sets a 1 na tarde deste sábado no Tijuca Tênis Clube, na capital carioca, em jogo válido pela segunda rodada do turno da competição. Não foi uma grande atuação, mas o time da casa garantiu a segunda vitória: 3 sets a 1, com parciais de 26/24, 25/19, 23/25 e 25/19 em uma 1h56min.
A oposto Joycinha, do Rio, foi a principal pontuadora da partida, com 22 pontos. Pelo Minas, a norte-americana Nancy Metcalf marcou 21 vezes.
O Rio de Janeiro voltará à quadra no próximo dia 21, pela quinta rodada da competição, quando visita o Macaé. Já o Minas receberá o São José-SC nesta quinta em Belo Horizonte.
O jogo
O Rio de Janeiro abriu 6/0 no início do primeiro set. Destaque para a meio-de-rede Dani Oliveira, autora de quatro pontos. A recepção foi o principal problema da equipe adversária. O time carioca chegou aos dois tempos técnicos em vantagem: 8/3 e 16/8. Mas o Minas reagiu após as entradas da oposto Ivna e da levantadora Camila, além da boa atuação da central dominicana Vargas, principalmente no bloqueio.
As donas da casa fizeram 24/19, e o time mineiro chegou ao empate com dois pontos de bloqueio, um de saque e dois de contra-ataques, aproveitando-se de falhas na recepção fluminense. E por muito pouco o Minas não passou à frente, desperdiçando um fácil contra-ataque. Regiane marcou o 25º ponto da Unilever e a campeã olímpica em Pequim Fabiana selou a vitória por 26/24.
No segundo set, o Rio não repetiu os erros de recepção e ainda aproveitou as viradas de bola, facilitando a vitória por 25/19. Na parcial seguinte, no entanto, o time carioca cedeu oito pontos para o adversário em erros. A cobertura do bloqueio foi a principal deficiência. Em contrapartida, o Minas teve uma boa atuação. Destaque para a norte-americana vice-campeã olímpica em Pequim Nancy Metcalf, que pontuou oito vezes para sua equipe. Em um saque desperdiçado pelo Rio, o time mineiro chegou à vitória por 25/23.
As cariocas voltaram para o quarto set dispostas a não darem chances à adversária, e foi o que aconteceu. O time da casa chegou aos dois tempos técnicos com a vantagem de 8/4 e 16/10, e administrou a diferença até o fim. Fabiana fechou o set em 25 a 19.
O técnico do Rio de Janeiro, Bernardinho, admitiu que a equipe ainda tem muito o que melhorar na competição.
– É importante sair com a vitória, mas o time ainda está se reconstruindo, e tem muito o que acertar, principalmente, no sistema bloqueio e defesa – ponderou, após a partida.
CLICESPORTES