| 08/12/2009 10h05min
O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte e a Comenda do Mérito Esportivo 2009 foram entregues nesta segunda-feira, em Florianópolis. O Grupo RBS recebeu a Medalha do Gran Mérito, pelos seus 30 anos de apoio ao esporte.
A premiação existe desde 2007 e, além da RBS, o ex-governador Colombo Machado Salles também recebeu a honraria. Foi aplaudido em pé pelo público presente.
A entrega da Comenda do Mérito Esportivo chega à 16ª edição. A premiação foi criada em 1994, com o objetivo de homenagear pessoas que trabalham em prol do esporte. Os eleitos deste ano foram Artur José Novaes, Benhur Rosado Sperotto, Joaquim Villarinho Júnior, Salomão Ribas Júnior, Odilon Maia Martins e a Associação Chapecoense de Futebol.
Já o Troféu Gustavo Kuerten, criado em 2008 com o objetivo de homenagear os destaques esportivos catarinenses na temporada, distribuiu prêmios em cinco categorias. Desta vez, ninguém do Avaí, time do coração do Guga, levou
prêmio:
— Eu vinha pensando nisso: se o
Avaí ganhar de novo, ia pensar que eu estou ajeitando por baixo dos panos. Ainda bem que não tinha. Foi muito boa a diversidade — elogiou uma das celebridades mais festejadas da noite.
A outra, que posou para fotos com fãs e cumpriu todo o ritual de ídolo com a simpatia de sempre foi o levantador da Cimed/Malwee, Bruno, que venceu na categoria melhor atleta e estava acompanhado pelo treinador do time, Marcos Pacheco, também premiado, como melhor técnico.
A enxadrista blumenauense Angélica Roberta Passold foi premiada como atleta revelação. Medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras em Poços de Caldas, Angélica também integra a Seleção Brasileira.
O técnico de basquete da Ciser/Araldite/Univille, Alberto Bial, que ganhou na categoria melhor equipe, deu um show ao quebrar o protocolo e chamar ao palco os companheiros de time para receber o prêmio:
— Foram dois anos de gestação e nosso time nasce aqui, agora — celebrou o
treinador.
Finalizando a premiação da noite,
a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) ficou com o título de melhor entidade esportiva.
Os donos da festa
Comenda do Mérito Esportivo
Arthur Novaes
Associação Chapecoense de Futebol
Benhur Sperotto
Joaquim Mires Villarinho
Salomão Ribas Júnior
Odilon Maia Martins
Troféu Gustavo Kuerten
Melhor atleta: Bruno Rezende (Cimed)
Atleta revelação: Angélica Roberta Passold (xadrez de Blumenau)
Melhor técnico: Marcos Pacheco (Cimed)
Melhor equipe: Ciser/Araldite/Univille (basquete de Joinville)
Entidade esportiva: Unoesc
Medalha do Gran Mérito
Colombo Machado Salles
(ex-governador do Estado)
Grupo RBS (pelos 30 anos de atividade em Santa Catarina)