| 06/12/2009 15h09min
Era para ser às 14h30min, mas o número de torcedores do Flamengo era tão grande nas cercanias do Maracanã que não teve jeito. Melhor deixar a multidão entrar de uma vez. Assim, por volta de 13h30min, os portões abriram. No começo, teve correria. Depois, acalmou. Aos poucos, o estádio vai enchendo.
Do lado de fora, a gritaria é ensurdecedora. E as filas são imensas. A expectativa é de 87 mil pessoas para ver o Flamengo conquistar o hexacampeonato, caso vença o Grêmio (a CBF não reconhece um dos títulos, portanto, de acordo com a entidade máxima do futebol brasileiro, seria o pentacampeonato).
Os flamenguistas tomam conta dos lugares com o conhecido bom humor carioca: tem gente usando peruca black power, fantasiada de Michael Jackson, carregando estrelas douradas com os anos de todos os títulos brasileiros. É uma festa. As
organizadas "Fla Manguaça" e "Urubuzada" já afixaram suas
faixas, ajudando a emprestar o clima de descontração. Ninguém fica sentado. As cabines de imprensa balançam.
É este o ambiente que aguarda o Grêmio, cujo time terá apenas quatro titulares: Adilson, Lúcio, Douglas Costa e Mário Fenandes. Em caso de vitória no Rio e do Inter no Beira-Rio, sobre o Santo André, o título brasileiro fica no Beira-Rio. Algo que nenhum rubro-negro acredita.
Há, inclusive, alguns gremistas misturados com a torcida do Flamengo, dispostos a torcer pela derrota da equipe treinada pelo interino Marcelo Rospide. No lugar reservado para os gremistas, até uma bandeira do Flamengo foi desfraldada.
Siga a coluna no Twitter.