| 04/12/2009 15h24min
Depois de encerrar uma parceria de sete anos com Emanuel, no fim de novembro, o baiano Ricardo voltará à quadra para um evento diferente. Neste sábado, o atleta, campeão olímpico em Atenas/04, participará da sexta e última etapa do Desafio de Vôlei Banco do Brasil 2009. O torneio, que reúne as regras e características do vôlei de praia e do indoor, terá entrada gratuita e começará às 20h, no ginásio do Complexo Esportivo Ciro Nardi, em Cascavel (PR). Como ocorreu nas cinco etapas anteriores - Araraquara (SP), Blumenau (SC), São Luís (MA), Manaus (AM) e Governador Valadares (MG).
Detentor de duas outras medalhas olímpicas além do ouro na Grécia - prata em Sydney/00 e bronze em Pequim/08 -, Ricardo está ansioso para sua estreia no Desafio.
– Acho que vai ser muito divertido. É uma forma diferente de se jogar voleibol, bem interessante para público e atletas. Além disso, temos a oportunidade de atuar ao lado de atletas que costumam ser nossos adversários durante a temporada – disse.
Ricardo também comentou a importância do torneio para a divulgação do voleibol.
– Este desafio leva o vôlei a cidades mais afastadas dos grandes centros e permite que todos vivenciem o esporte. O público pode conhecer seus ídolos. É uma motivação para o voleibol continuar crescendo – afirmou o baiano, de 34 anos.
Na sexta etapa do desafio de Vôlei Banco do Brasil, Ricardo representará a equipe da praia ao lado de Fábio Luiz - prata na Olimpíada de Pequim -, Harley - eleito o melhor jogador do mundo em 2009 e campeão do Circuito Banco do Brasil - e Franco, bicampeão do Circuito Mundial, em 1993 e 1995.
O time da quadra será formado pelos irmãos Jan e Pará, pelo estreante Billy e por Adriano, que antes de se dedicar às areias também atuou no vôlei indoor por três anos, quando defendeu a extinta equipe da Pirelli (SP).
Entenda o desafio
O jogo será um misto de regras e procedimentos das duas modalidades. A bola utilizada será a do vôlei de praia e o tamanho da quadra será o mesmo de uma competição indoor. A partida será disputada com sistema de pontuação semelhante ao de um jogo de vôlei de quadra: melhor de cinco sets, de 21 pontos cada. Caso haja empate, haverá um tie-break de 15 pontos.