| 02/12/2009 22h18min
Mesmo sem o vencedor da Bola de Ouro em campo desde o início – Messi entrou na segunda etapa, a exemplo de Ibrahimovic –, o Barcelona derrotou nesta quarta-feira o Xerez, fora de casa, em partida antecipada da 15ª rodada do Campeonato Espanhol por 2 a 0 e chegou a 33 pontos. Com isso, abriu cinco de vantagem para o vice-líder Real Madrid. Já o adversário segue amargando a última posição.
No primeiro tempo, à exceção de uma cabeçada de Touré, não houve lances de perigo. A jogada que mais chamou a atenção na etapa foi uma bola dividida no alto entre o zagueiro Rafael Márquez, do Barça, e o atacante Bermejo. Pior para o jogador do Xerez, que sofreu um corte profundo na cabeça.
Na volta do intervalo, com um minuto de jogo, o lateral-esquerdo Maxwell recebeu passe na ponta esquerda e cruzou para a área. O atacante francês Henry pôs a cabeça na bola e empurrou para as redes, abrindo o placar para o Barça.
Com o Xerez jogando fechado, o time catalão tentou pressionar não conseguia romper o bloqueio adversário. Nos acréscimos, Ibrahimovic encobriu o goleiro brasileiro Renan e decretar os 2 a 0 no placar.
Ficha técnica:
XEREZ 0
Renan, Francis, Aythami, Gioda e Casado; Keita, Bergantiños, Sánchez (Armenteros, 27'/2ºT), Calvo (Antoñito, 12'/2ºT) e Orellana; BermejoT: J. Ángel Ziganda
BARCELONA 2
Valdés, Daniel Alves, Chygrynskiy, Márquez e Maxwell; Yaya Touré, Keita, Xavi e Pedro (Messi, 9'/2ºT); Bojan (21'/2ºT) e Henry (Iniesta, 38'/2ºT)T: Josep Guardiola
Estádio: Chapín, em Jerez
Data: 2 de dezembro de 2009
Árbitro: Velasco Carballo
Cartões amarelos: Aythami (XER)
Gols: Henry e Ibrahimovic.