| 30/11/2009 22h06min
O Campeonato Brasileiro terá sua última rodada no próximo final de semana e o Grêmio já está fora da disputa pela taça. Mas, nem por isso, os gremistas estão desmobilizados para o jogo do próximo domingo contra o Flamengo, líder do campeonato, no Maracanã. O resultado desta partida interessa muito aos rivais colorados.
Caso o Inter vença o Santo André em casa e o Grêmio, no mínimo, empate com o Flamengo, o time do Beira-Rio se consagrará vencedor do Campeonato Brasileiro de 2009. Em todas as rodas onde o futebol é assunto, todos palpitam se o Grêmio irá jogar para vencer ou entregará a partida apenas para ver o rival não trazer o caneco para o Sul.
O site de Zero Hora criou um mural e perguntou aos torcedores gremistas: "o que você pediria em troca de uma vitória do Grêmio contra o Flamengo no Maracanã no próximo domingo?". Poucos pediram prêmios aos colorados. A maioria dos torcedores gremistas quer se vingar do rival, que no ano passado escalou um time reserva para
enfrentar o São Paulo,
perdendo o jogo por 3x0, impedindo que o tricolor gaúcho se sagrasse campeão do brasileirão.
- Eles fizeram a sua parte ano passado quando entregaram pro São Paulo por 3x0.Vão provar do próprio veneno agora - garante o tricolor Ettoli Schmitzhaus, de Presidente Lucena.
Gremista, participe do mural e diga o que você pediria em troca de uma vitória do Grêmio contra o Flamengo no Maracanã no próximo domingo.
O leitor Luiz Francisco Gistelinck, de Porto Alegre, concorda com Schmitzhaus.
- Temos que entregar o jogo mesmo, esses "sacis" merecem o que eles
fizeram no ano passado com a gente. Entregaram o jogo para o São Paulo, agora pedem
ética, vamos pagar com a mesma moeda. Se o grêmio não entregar, não irei mais ao Olímpico assistir os jogos, por protesto.
Outros torcedores como Jose Luiz Severo, de Esteio, no entanto, acreditam que o time da Azenha tem valores a prezar e que por isso deve vencer o jogo.
- Quero que o Grêmio de uma lição de desportividade vencendo o Flamengo. Ou, se não conseguir, que venda caro a derrota. Se no esporte não tivermos ética onde poderemos ter?
Há também quem defenda o patriotismo gaúcho.
- Torço para que o Grêmio ganhe porque não gosto de perder e tenho irmãos e muitos amigos colorados. E além disso há a dignidade de ser gaúcho. Gaúcho não se entrega é valente e defende as causas do seu Estado - pondera Anrique Darzoni da Veiga, de Rio Grande.
Leonardo Guedes Luz, está entre os que pediriam, sim, troca de favores. Ele gostaria que os dirigentes colorados admitissem que a partida contra o São Paulo de 2008 foi
entregue de propósito. Já Lucas Ribeiro, de Caxias do Sul,
faz outro pedido.
- É muito simples, nós podemos até ganhar do Flamengo, mas queremos uma derrota do Inter -, provoca demonstrando que não será desta vez que colorados e gremistas abandonarão a rivalidade.