| 29/11/2009 22h12min
Era uma decisão de fase, apenas. Mas ninguém se importou. Blumenau precisava de festa, e ela veio com a conquista do Metropolitano ao bater o Figueirense B por 2 a 0, neste domingo, dia 29, no Sesi, e levar o returno da Copa Santa Catarina. Com o resultado, que quebrou um longo jejum sem títulos no futebol da cidade, o Verdão vai encarar o Joinville, campeão do turno, na decisão do torneio.
O primeiro jogo será quarta-feira, dia 2, às 20h30min, no Sesi. E a grande final está marcada para sábado, na Arena. Quem vencer — o JEC joga por dois resultados iguais por ter melhor campanha – leva o troféu e a vaga na Série D do Brasileiro de 2010.
O jogo
O clima de ansiedade tomou conta do Sesi desde os primeiros minutos. Com o rival Joinville fora da última rodada (de folga) e o Criciúma já sem chances após ter vencido o Avaí B por 5 a 2, sábado (precisava de um gol a mais), restava ao Metropolitano buscar ao
menos um empate diante da garotada do
Figueirense, já eliminado. E o time de Roberval Davino começou o jogo nervoso, errando bolas fáceis.
A situação melhorou quando uma arma do time, que há tempos não funcionava, funcionou. O zagueiro Amaral Rosa acertou um chutaço em cobrança de falta, aos 16 minutos. O goleiro Daniel até tocou na bola, mas não evitou o primeiro gol verde. Foi o terceiro do zagueirão, artilheiro do Verdão na Copinha. Todos em cobranças de falta.
A partir dai, os donos da casa passaram a dominar e até a administrar o resultado. O time da Capital, que mostrou vontade, aos poucos foi diminuindo a correria em campo. O Metrô ainda perdeu uma bela chance de ampliar com Ricardo Lobo, mas o primeiro tempo acabou mesmo dessa forma. Na saída para o intervalo, o técnico Roberval Davino deu pinta de que não estava muito satisfeito.
— Foi bom (o 1º tempo). Mas poderia ter sido muito melhor — disse.
Segundo
tempo
Apesar da provável chamada no vestiário, pouca coisa mudou na
etapa final. Aliás, foi o alvinegro que deu um susto na torcida ao obrigar João Paulo a fazer grande defesa logo no primeiro lance do meia Jean, que tinha acabado de entrar. Só um susto, porém.
O Verdão voltou a dominar as ações e a buscar o gol que daria mais tranquilidade. E ele veio aos 16 minutos. Após boa jogada pela lateral, a bola sobrou para o meia Paulo Santos, que não desperdiçou. Era o gol do título verde.
Restavam pouco menos 30 minutos, mas o jogo passou a ser mero detalhe. A festa nas arquibancadas explodiu. Tanto que quase ninguém viu a bola na trave do meia Nequinha e o pênalti sofrido por Ricardo Lobo, que o árbitro José Acácio da Rocha não deu e ainda mostrou cartão amarelo ao atacante.
Ficha técnica
Metropolitano (2)
João Paulo, Deleu, Rafael, Amaral Rosa e Ruan; Alessandro, Serginho, Nequinha (Júnior) e Paulo Santos; Ricardo Lobo
(Juliano) e Mário André
Técnico: Roberval Davino
Figueirense B (0)
Daniel; Luan, Gutti, Alexandre e Tarcísio (Régis); Jackson, Robertinho, Renê (Jean) e Roberto; Rogério e Alex (Marco Antônio)
Técnico: Hemerson Maria
Gols
Amaral Rosa (M), aos 16 do 1º tempo; Paulo Santos (M), aos 14 do 2º tempo
Amarelos
Renê, Roberto e Robertinho (F); Ricardo Lobo (M)
Árbitro: José Acácio da Rocha
Local: Estádio do Sesi, em Blumenau