| 29/11/2009 10h37min
A cada ano, cresce o prestígio das categorias de Gran Turismo em relação aos pilotos e a mídia. E o Brasil vem ganhando destaque no cenário do automobilismo mundial. Em 2010, o país de Ayrton Senna recebe uma etapa da FIA GT, no respeitado autódromo de Interlagos, em São Paulo. A categoria contará com 24 carros no grid na próxima temporada. O anúncio foi feito por Sthefane Ratel, fundador da SRO, empresa organizadora dos campeonatos do tipo GT para a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), na etapa da GT3 Brasil que acontece neste final de semana, no autódromo paulista.
– Estou muito feliz de estar trazendo uma etapa do Mundial da FIA GT para o Brasil. Afinal, é o país de destaque no momento no cenário mundial, já que sediará a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Sem contar que temos pilotos brassileiros correndo na GT – destacou Ratel.
A partir de 2010, a GT1 passará pelos quatros cantos do planeta, com corridas em 12
países.
– Será um campeonato novo, mas não
completamente, já que será uma continuação do FIA GT que existe há 13 anos. Haverá grandes mudanças para o bem do espetáculo. E para o piloto, conquistar o título de campeão mundial faz uma grande diferença. É um aumento de status da competição, mas este status já existia na prática, pois sempre tivemos pilotos de diversos países. Agora, essa chancela reafirma a forma de nossa competição, que virá ao Brasil, onde temos raízes já fortes com a SRO Latin America e os nossos campeonatos de GT3 e GT4, este último a ser lançado em 2010 - completou Ratel.
O regulamento da competição também sofrerá mudanças. também sofrerá mudanças.
– Vamos implantar o sistema de duas provas por final de semana: a primeira será classificatória, e a segunda valerá pontos para o campeonato. Serão seis marcas (Aston Martin, Corvette, Ford, Lamborghini, Maserati e Nissan) e dois carros por equipe, sendo que cada fabricante terá duas equipes. Serão 24 carros de mesma performance, mas já estamos
conversando com outras
marcas visando aumentar este número de fábricas envolvidas para dez até 2012 – afirmou Ratel.
Sócio da SRO Latin America, Antônio Hermann mostrou euforia com a vinda de uma etapa do Mundial da GT para o Brasil.
– Essa conquista é resultado de muita perseverança e trabalho. Mostramos do que somos capazes com nossos pilotos, equipes e os eventos que o país sedia, como o GP do Brasil de Fórmula 1, que por vários anos é eleito como o melhor Grande Prêmio da temporada – afirmou Hermann.
Walter Derani (outro sócio da SRO) também analisou a novidade para a temporada de 2010.
– Este ano falaram muito em crise e é lógico que fomos afetados, como todo mundo no esporte. Mas é evidente, para quem vem ao autódromo, o crescimento do nosso evento. Temos muitas atrações, de corridas, de supercarros a provas de supermotos, e isso está sendo descoberto aos poucos pelos fãs das corridas. Em 2010 vamos continuar neste ritmo de crescimento, pois temos
tido muitos sinais de empreendedores interessados
em participar – revelou Derani.