| 27/11/2009 16h15min
O ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve reunido na manhã desta sexta com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para apresentar as medidas que o Brasil deverá adotar para garantir a segurança da Copas das Confederações e da Copa do Mundo, que ocorrerão em 2013 e 2014, respectivamente. Blatter reconheceu os esforços do governo para fortalecer as estruturas de segurança pública e disse estar confiante de que os campeonatos terão boas condições de segurança.
O ministro apresentou a estrutura do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e afirmou que até 2013 isso estará implantado em todo o país. Tarso também detalhou a estrutura da Força Nacional de Segurança Pública e anunciou que a tropa – formada por policiais militares e bombeiros de elite dos estados – receberá novos reforços e investimentos até os eventos.
Tarso Genro ressaltou ainda que o Ministério da Justiça também investirá pesado na qualificação das polícias estaduais para garantir a tranqüilidade da população, das delegações esportivas e dos turistas que estarão no Brasil para assistir aos jogos. Genro também colocou à disposição da Fifa informações técnicas de apoio, se necessário, para colaborar com a segurança da copa da África do Sul, em 2010.