| 23/11/2009 14h28min
Após a derrota para o Santo André no último domingo por 4 a 2, o Avaí perdeu a chance de disputar a Copa Libertadores. Apesar de não ter conseguido este feito, o Leão da Ilha tem vaga garantida na Sul-Americana, devido a excelente campanha que desempenhou na Série A do Campeonato Brasileiro de 2009.
O técnico Silas comentou, em entrevista coletiva após o jogo diante do Santo André, que espera que a derrota para o time paulista não manche o que o clube fez durante todo o Brasileirão:
— Acho que a gente não pode deixar esse momento triste ofuscar tudo o que fizemos. Sabíamos que seria difícil. Foi um jogo aberto, um jogo bom. A gente se expôs e podíamos fazer o terceiro e empatar, ou tomar o quarto gol, que foi o que aconteceu. Arriscamos e infelizmente não conseguimos a vitória — declarou.
Silas disse que o torcedor não deve ficar triste por causa da partida do último domingo, pois o calendário do Leão em 2010 continua
recheado:
— Poderíamos ter evitado todos os gols que nós
tomamos, mas é coisa de detalhe, coisa de futebol. Já vimos esse filme antes, que em dois minutos se consegue virar um jogo, e estávamos com essa esperança. Infelizmente não aconteceu, mas o torcedor avaiano não pode ficar triste pois o calendário continua cheio para o ano que vem. Não conseguimos ir para a Libertadores este ano, mas se continuarmos nesta escada, é possível, num futuro bem próximo, conseguir uma coisa dessas.
Renovação de contrato
Quando questionado a respeito da tão esperada renovação contratual com o time catarinense, o comandante azurra se esquivou e falou que o importante é terminar o ano da melhor forma possível:
— Eu não estou falando sobre este assunto até porque, apesar de já termos dado adeus a Libertadores, ainda faltam dois jogos, e agora temos que terminar da melhor maneira possível. Queremos fazer uma festa para o nosso torcedor contra o Santos (próximo adversário). Temos que ser o melhor
time que o Avaí já teve em toda a sua história
e, para que isso aconteça, ainda faltam dois jogos — disse.
Planejamento
Silas contou sobre o que espera do planejamento do Avaí para 2010:
— Para se ter um time bom é preciso ter jogadores bons. O Avaí e os jogadores se valorizaram muito, e os atletas principais estão sendo procurados até por times do exterior. Então é essa a ideia, saber que força o clube pretende fazer para manter "esse" ou "aquele". Tudo isso a gente precisa colocar no papel e isso já estamos fazendo. A "coisa" está caminhando — afirmou.
Apesar da negociação de Silas com o Avaí estar encaminhada, o treinador falou que ainda não deu nenhuma reposta definitiva:
— Eu ainda não dei resposta nenhuma para eles, até porque tínhamos que aguardar este jogo (Santo André). Se for o caso de bater o martelo na terça-feira (dia de reunião com a diretoria do clube), nós batemos. Tudo depende do projeto que será
desenvolvido para o ano de 2010.
Razão x Emoção
Silas concluiu dizendo que, apesar do Avaí ser uma grande família, nessas horas todos têm que ser profissionais e agir com a razão:
— Somos uma família e cada um que sai a gente sente muito. Mas, acho que temos que ser profissionais nesta hora. O coração não pode falar mais alto, tem que ser a hora da razão — finalizou.
O próximo compromisso do Avaí no Brasileirão será no domingo, dia 29, às 17h, contra o Santos, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. O Leão da Ilha está na sétima posição da tabela, com 53 pontos, enquanto o Santos, de Vanderlei Luxemburgo, ocupa o 12º lugar, com 48.
Silas comentou que o Avaí é um grande família, mas que o coração não pode vir antes da razão
Foto:
Flávio Neves