| 18/11/2009 21h05min
Pelo quarto ano consecutivo, o xadrez feminino de Concórdia conquistou o troféu de campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na 49ª edição do evento, em Chapecó. Nas cinco rodadas realizadas, as concordienses somaram 15,5 pontos, superando Rio do Sul, que encerrou a participação com 14 pontos, e Blumenau com 12,5 pontos.
>>> Confira como está o quadro de troféus, medalhas e pontos dos Jasc.
No jogo da última rodada, contra Blumenau, as
meninas precisavam somar pelo menos dois pontos e fizeram 2,5 contra 1,5 das blumenauenses. As garotas
“prata da casa”, Cristiane Valcarengue (campeã brasileira sub-18), Marciane Prior (campeã brasileira sub-20) e Marcela Kuhm, auxiliadas por Paula Delai enfrentaram fortes equipes, como Rio do Sul, que trouxe as paulistas Juliana Terão e Vanessa Gazola, mestres FIDE (da Federação Internacional de Xadrez), e Blumenau, que conta com a mestre internacional Regina Ribeiro. Concórdia ainda tinha como enxadristas suplentes Fabiana Fracasso e Letícia Balbinote.
Esta conquista não veio por acaso, confirmou o supervisor da modalidade, Arlan Guliani., O trabalho com o xadrez em Concórdia começou em 98, mas engrenou mesmo em 2001 com o projeto das escolinhas esportivas. Depois de conquistar as competições da Olimpíada Estudantil Catarinense, Olesc, e Joguinhos Abertos, as enxadristas comemoram pela quarta vez consecutiva a conquista do título de campeão dos Jogos Abertos. A competição masculina segue até a próxima sexta-feira.