| 12/11/2009 14h10min
A delegação de Blumenau está apostando na força das mulheres na disputa dos Jogos Aberto de Santa Catarina deste ano. Dos 490 atletas que vão representar a cidade nos Jasc, 220 são mulheres. E é nelas que está o grande potencial de conquistas: entre as 24 equipes de 16 modalidades que entram com chances reais de voltar para casa com o troféu de campeão, segundo a direção da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau, 13 são de mulheres.
Os dirigentes apostam no sucesso feminino do atletismo, basquete, bocha, bolão 16, karatê, ginástica artística, ginástica olímpica, handebol, judô, natação, vôlei, vôlei de areia e xadrez.
Entre as 220 mulheres, duas se destacam. A ala-armadora do time de basquete, Mariana Camargo, disputa pela terceira vez a competição ao lado do pai, o técnico João de Almeida Camargo Neto. Nas vezes anteriores, em 2004 e 2005, pai e filha voltaram com a medalha de ouro. Em 2009, os dois esperam repetir a
dose.
Mariana recorda que 2005 foi o último
ano que a equipe levou o título e que os Jasc, por acaso, também tinham sido em Chapecó:
— Estou bem empolgada por voltar a defender Blumenau e vou lutar para voltar a ganhar o título.
Aline Rosas, a Pará, armadora-central do time de handebol, é outro nome de destaque. A jogadora da Seleção Brasileira já disputou duas Olimpíadas, e vai jogar pela primeira vez a maior competição do esporte catarinense. E ela está bem confiante para a estreia:
—Tomara que essa seja uma estreia de muitas, e que seja vitoriosa, que a gente volte com o título — torceu.