| 12/11/2009 09h54min
Após um intervalo de dois anos, devido a catástrofe das chuvas que atingiram o Estado em 2008, os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) voltam a ser disputados a partir desta quinta-feira, dia 12.
A abertura oficial está programada para às 20h, no estádio Regional Índio Condá. A Fundação Cultural de Chapecó programou uma coreografia acompanhada por um espetáculo de luzes e sons. A apresentação deve contar com a participação de 300 pessoas. As etnias que formaram Santa Catarina estarão representadas por grupos com roupas típicas.
O município-sede, Chapecó, vai disputar a competição com 400 atletas. Haverá homenagens para ex-atletas do município que participaram da edição realizada em 1975 e uma homenagem póstuma para Regina Schlosser, viúva do fundador do Jasc, Arthur Schlosser.
Um tablado em forma de medalha, símbolo do 49° Jasc, foi montado no gramado do estádio. Cerca de 10 mil pessoas são aguardadas na abertura, de
acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora
(CCO) do evento, Ivan Carlos Agnoletto:
— A responsabilidade é grande devido a não realização do evento no ano passado, e porque a próxima edição vai acontecer em Brusque, o berço dos Jogos Abertos — afirma.
As equipes de preparação dos locais de alojamento dos atletas começaram a chegar na tarde de quarta, e algumas, como a de Blumenau, tiveram que aguardar por duas horas as aulas acabarem no Colégio Pedro Maciel para instalar colchões que serão usados por atletas e dirigentes. Este ano, a competição terá duas novidades com as disputas de hipismo, como teste, e de taekwondo, como exibição.
Município-sede quer ficar entre os cinco primeiros
Blumenau, que venceu as cinco últimas edições, Joinville e Florianópolis, são os favoritos. Chapecó quer ficar entre os cinco primeiros. Para isso contratou o maior medalhista brasileiro em
Pan-americanos, Hugo Hoyama, com nove medalhas de ouro. Mas ele é apenas uma das
estrelas da maior festa do esporte catarinense, que devem brilhar durante os 10 dias de competição.
Saiba mais sobre os 49º Jasc
Quando: de 12 a 21 de novembro
Local: Chapecó
Delegações: 97
Atletas: 5 mil
Modalidades: 26
Troféus: 41
Locais de competição: 26