| 10/11/2009 10h23min
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que pretende tomar medidas para diminuir o número de jogadores sul-americanos que se naturalizam para jogar por outros países. Ele acredita que se não diminuir esses números, a Copa do Mundo de 2014 será disputada por jogadores do Brasil e da Argentina.
– Há um excesso de jogadores sul-americanos, a maioria do Brasil e da Argentina, que obtêm passaporte europeu com facilidade e isto pode resultar em uma Copa de 2014 disputada na maioria por jogadores do Brasil e da Argentina. Por esta razão devemos agir – afirmou Blatter em visita ao México.
Para defender outra seleção, o jogador precisa ficar cinco anos atuando no outro país. O objetivo do dirigente é tornar mais difícil a naturalização.
– Vou impor mais restrições – afirmou.
Brasileiros defendem outras seleções, confira alguns nomes:
Eduardo da Silva (Croácia) - nasceu no Rio de Janeiro e foi para a Croácia com 16 anos. Defendeu a seleção sub-21 do país e jogou 25 partidas pela seleção principal. Joga no Arsenal (ING)
Kevin Kuranyi (Alemanha) - natural de Petrópolis, defende a seleção da Alemanha desde 2003. Com 15 anos foi para o país e começou no Stuttgart. Joga no Schalke 04.
Roger (Polônia) - já defendeu o Corinthians e o Flamengo. Em 2006 foi para o Legia Varsóvia e em 2008 se naturalizou polonês e defendeu o país na Eurocopa. Já jogou 15 partidas pela seleção.
Pepe (Portugal) - em 2001, quando tinha 18 anos foi para o Marítimo (POR), depois se transferiu para o Porto, quando, em 2007, se naturalizou português. Defendeu a seleção na Eurocopa de 2008. Defende o Real Madrid.
Deco (Portugal) - foi para Portugal com 20 anos e defendeu o Alverca, Salgueiros e o Porto no país. Em 2003, Felipão convocou o meia pela primeira vez, para uma partida contra o Brasil. Defende o Chelsea (ING).
Liedson (Portugal) - nasceu na Bahia e em 2003, quando se destacou pelo Corinthians, foi para o Sporting (POR). Começou a jogar pela seleção portuguesa em 2009.
Marcos Senna (Espanha) - em 2002 foi para o villarreal. Tinha 30 anos quando se naturalizou espanhol e defendeu a Fúria pela primeira vez (em 2006). Foi campeão da Eurocopa de 2008.
Marco Aurélio (Turquia) - em 2001 foi para o Trabzonspor. Em 2006, quando estava no Fenerbahce, passou a defender a seleção da Turquia. É conhecido como Mehmet Aurélio no país.
Benny Feilhaber (Estados Unidos) - nascido no Rio de Janeiro, foi para os Estados Unidos com seis anos de idade. Defende a seleção norte-americana desde 2007, quando tinha 22 anos.
Amauri (Itália) - o passaporte italiano do jogador já foi aprovado, mas ele ainda não recebeu. Quando receber, poderá defender a Azzurra.
LANCEPRESS
Joseph Blatter: "Há um excesso de jogadores sul-americanos que obtêm passaporte europeu com facilidade"
Foto:
EFE