| 04/11/2009 17h41min
Sob o frio de -4ºC da cidade russa de Kazan, o Barcelona empatou sem gols com o Rubin, pela quarta rodada do Grupo F da Liga dos Campeões da Uefa, nesta quarta-feira, e não conseguiu devolver a derrota que sofreu para o clube russo por 2 a 1 na C=Espanha.
Com este empate, Barça e Rubin seguem empatados, agora com cinco pontos, mas o time russo ocupa o primeiro lugar por causa do confronto direto. No entanto, Dínamo Kiev (quatro pontos) e Inter de Milão (três pontos) se enfrentam logo mais na Ucrânia e podem assumir a liderança em caso de vitória.
Ironicamente, a partida começou com um lance bem quente. Logo aos dois minutos, Iniesta enfiou uma ótima bola para Ibrahimovic, que invadiu a área e chutou na saída de Ryzhikov para acertar a trave esquerda do goleiro.
O Barça foi amplamente superior no primeiro tempo, mantendo a posse da bola e trocando passes no meio até achar uma brecha na retranca do Rubin Kazan, que, mesmo jogando em casa, repetiu a
bem sucedida estratégia da partida de
ida: explorar os contra-ataques.
As melhores chances do Barça foram aos 18 e aos 25. Na primeira, Xavi recebeu passe na entrada da área, se livrou de seu marcador e tentou encobrir o goleiro, quase marcando um golaço. Na segunda, Messi arrancou da intermediária, passou pelo meio de dois e chutou forte. A bola passou rente à trave direita.
Já o Rubin só assustou mesmo aos 40. Num contra-ataque perigoso, Ryanzantsev foi lançado na ponta direita, invadiu a área, cortou a marcação e chutou para Valdés fazer grande defesa. O goleiro deu uma bronca em sua zaga por causa do espaço dado ao meia russo.
Na segunda etapa, a partida seguiu sob o domínio da equipe catalã, que continuava trocando muitos passes na entrada da área, mas não conseguia a infiltração, pois o Rubin, fiel ao seu esquema 4-4-1-1, jogava com praticamente oito jogadores atrás da linha da bola.
Assim, Yaya Touré e Keita arriscaram seguidos chutes de fora da área, mas sem
sucesso. Mais perigo levou o Rubin, em duas
jogadas de Bukharov, aos 28 e aos 33. Em ambas, ele ficou cara a cara com Valdés, mas desperdiçou.
Henry, que, recuperado de lesão, voltou ao time ao entrar no segundo tempo, ainda teve duas seguidas chances no fim. Em uma delas, recebeu um cruzamento perfeito de Daniel Alves, mas deixou a bola escapar. Na outra, invadiu a área pela esquerda, mas chutou torto.
Ficha da partida:
Estádio: Centralniy, Kazan (RUS)
Data/hora: 4/11/2009 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Konrad Plautz (AUT)
Auxiliares: Bernhard Zauner (AUT) e Armin Eder (AUT)
Cartões amarelos: Semak, Ryzhikov (RUB); Puyol (BAR)
Cartões vermelhos: Não houve.
GOL: Não houve.
RUBIN KAZAN: Ryzhikov, Salukvadze, Sharonov, César Navas e Ansaldi; Noboa, Semak, Ryanzantsev, Kaleshin e Karadeniz (Bukharov, 17'/2ºT); Domínguez.
Técnico: Kurban Berdiev.
BARCELONA: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Yaya Touré, Xavi e Keita (Henry, 37'/2ºT); Messi, Ibrahimovic e Iniesta. Técnico: Josep Guardiola.