| 02/11/2009 16h10min
A derrota deste domingo por 2 a 0 para o Santo André praticamente acabou com o sonho gremista de disputar a Copa Libertadores de 2010. Porém, na matemática, o Tricolor ainda está vivo. De acordo com o especialista Tristão Garcia, o time tem 4% de chances de terminar o Brasileirão entre os quatro primeiros.
– Com 47 pontos, o Grêmio vai a 62 se ganhar todos os jogos. Ainda vai precisar de sorte, porque 62 pontos não garantem vaga na Libertadores. O número hoje para se garantir na competição é 63 – explicou o matemático Tristão Garcia, em entrevista por telefone ao clicEsportes.
O Grêmio deu adeus à disputa do título nacional ao perder o Gre-Nal do último dia 25. Quando venceu o Avaí, as chances de ir à Libertadores subiram para 7%. Com a derrota deste domingo, o número caiu novamente para 4%. O problema é que agora faltam somente cinco rodadas para o final do Brasileirão.
– A situação do Grêmio é complicada. Precisa jogar por vitórias jogo a jogo, e contar com tropeços dos adversários – disse Tristão.
"O Grêmio vulgarizou a derrota"
Tristão ressaltou o contraste entre a boa campanha do Olímpico e o péssimo desempenho fora de casa. E lembrou que, um ano depois de ser o time que menos perdeu jogos pelo Brasileirão, sob o comando de Celso Roth, o Tricolor acabou fazendo o caminho contrário em 2009 com Paulo Autuori na casamata.
– Com Autuori, o que o Grêmio ganha em casa, devolve fora. É praticamente uma regra. O Grêmio vulgarizou a derrota. Em 2008, o Grêmio de Celso Roth foi o time que menos perdeu no Brasil. Era a torcida que menos sofria. Neste ano, perde toda a semana – comentou Tristão.
CLICESPORTES
Jogadores do Grêmio chegam a Porto Alegre após mais um fracasso fora de casa
Foto:
Arivaldo Chaves
/