| 28/10/2009 22h58min
Além do abatimento pela derrota no Gre-Nal, o Grêmio superou o fato de ter jogado com um homem a menos a maior parte do jogo e derrotou o Avaí por 3 a 1 nesta quarta-feira, pela 32ª rodada do Brasileirão de 2009. Com a vitória, o Tricolor quebrou uma invencibilidade de cinco partidas do time catarinense na competição e manteve a escrita de ser imbatível dentro de casa no campeonato.
Cobrando pênalti, Tcheco abriu o placar no Olímpico aos 30 minutos do primeiro tempo. Maxi López, aos 16, e Souza aos 18, ampliaram na etapa final. Emerson descontou para o Avaí aos 32 do segundo tempo.
A partir de agora, o goleiro Victor, que completou 100 jogos com a camiseta do Grêmio, será o novo capitão da equipe.
Com a derrota do Inter, o Grêmio fica a cinco pontos do G-4 com 47 pontos. O time tem o melhor ataque da competição com 58 gols marcados.
Na próxima rodada, o Grêmio, enfrenta o Santo André fora de casa, domingo, às 18h30min. Rochemback, que foi expulso, e Perea, que recebeu o terceiro cartão amarelo, são desfalques certos. Mário Fernandes sentiu uma fisgada na coxa esquerda e é mais um problema.
Retranca do Avaí segura o Grêmio
Com seis homens no meio, o Avaí complicou demais a vida do Grêmio nos primeiro tempo de jogo no Olímpico. O time catarinense bloqueava às investidas do Tricolor e, com a posse de bola, partia com grande velocidade para o campo ofensivo. Deste jeito, criou três grandes oportunidades para abrir o marcador antes dos 10 minutos.
A torcida mostrava impaciência. Depois da derrota e da péssima atuação no clássico Gre-Nal, Perea e Fábio Rochemback ficaram marcados e eram vaiados seguidamente pelos gremistas.
Tricolor cresce
O Grêmio começou a desmontar a retranca avaiana a partir dos 23 minutos, quando Tcheco deu o primeiro chute contra o gol adversário. Aos 26, Perea perdeu um gol ao finalizar da entrada da área à esquerda da meta de Eduardo Martini.
Aos 30, o colombiano teve mais uma chance, mas foi atropelado pelo arqueiro catarinense dentro da área e o árbitro Péricles Bassols Cortez apontou a penalidade máxima. Tcheco foi para a cobrança, fez a paradinha e marcou seu quinto gol no Brasileirão: 1 a 0.
Mas a torcida tricolor não teve nem muito tempo para relaxar. Dois minutos depois, Rochemback, que já mostrava nervosismo após errar em alguns lances e ouvir ruídos das arquibancadas, deu um carrinho criminoso em Léo Gago e foi expulso.
Após o término da primeira etapa, Paulo Autuori conversou por alguns minutos com o trio de arbitragem, cobrando o excesso de rigor utilizado pelo juiz na expulsão do volante gremista.
Com 10 homens, Grêmio melhora
Em desvantagem e com um homem a mais em campo, o técnico Silas adiantou sua equipe no segundo tempo. Sentindo o perigo, aos 10 minutos Autuori reforçou o meio colocando Douglas Costa no lugar de Perea, que outra vez foi muito mal. Logo em seguida, Mário Fernandes sentiu uma fisgada na coxa esquerda e deu lugar a Saimon na lateral-direita.
A estratégia dos contragolpes, utilizada pelo Avaí, passou a ser usada pelo Grêmio na segunda etapa. Mas a eficiência dos gaúchos foi amplamente superior. Mesmo com 10 homens em campo, o Tricolor abriu três gols de vantagem antes dos 20 minutos do segundo tempo.
Aos 16 minutos, Souza puxou o ataque, ligou com Adilson, que fez grande passe para Maxi López dentro da área. O argentino só teve o trabalho de colocar para dentro e correr para o abraço: 2 a 0.
Aos 18, depois de uma cobrança de escanteio do Avaí, a bola caiu nos pés de Douglas Costa pela esquerda. Com um toque, ele deixou o marcador para trás e fez um passe magistral para Souza. O camisa 8 driblou Eduardo Martini e marcou o terceiro do Grêmio: 3 a 0.
O Avaí descontou aos 31 minutos. Depois de uma cobrança de escanteio da direita, Léo gago encheu o pé da entrada da área. no meio do caminho o zagueiro Émerson desviou e colocou a bola no fundo das redes de Victor: 3 a 1.
Mas não havia mais tempo para reagir. Os catarinenses pressionaram, mas o Grêmio só administrou o resultado e esperou o tempo passar.
CLICESPORTESBRASILEIRÃO, 32ª RODADA, 28/10/2009 | |
Gol: No primeiro tempo, Tcheco (G), aos 30 minutos. No segundo, Maxi López (G), aos 15, Souza (G), aos 17 minutos e Emerson (A), aos 32. Cartões amarelos: Perea, Maxi López, Adilson, Souza, Tcheco (G), Eduardo Martini, Augusto, Eltinho (A) Expulsão: Fábio Rochemback Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (RJ, asp.Fifa), auxiliado por Hilton Moutinho Rodrigues (RJ/Fifa) e Marcelo Braz Mariano (RJ). Renda: R$ 118.733. Público: 9.391 (8.271 pagantes) Local: Estádio Olímpico PRÓXIMO JOGO_ BRASILEIRÃO DOMINGO, 1º/11/2009, 18H30MIN SANTO ANDRÉ X GRÊMIO |
|
GRÊMIO 3 | AVAÍ 1 |
---|---|
Victor; Mário Fernandes (Saimon, 13%27/2º), Thiego, Réver e Lúcio; Adilson, Fábio Rochemback, Tcheco e Souza (Maylson, 47%27/2º); Perea (Douglas Costa, 20%27/2º) e Maxi López | Eduardo Martini; Rogélio, Emerson e Augusto (Fabinho Capixaba, int); Luiz Ricardo (Jandson, 22%27/2º), Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos, Caio e Eltinho; Leonardo (Cristian, int) |
Técnico: Paulo Autuori | Técnico: Silas |