| 28/10/2009 11h19min
A partida entre São Paulo e Inter é assunto de todos os jornais paulistanos nesta quarta-feira. A capital paulista vive o clima do jogo das 21h50min. O diário esportivo Lance! publicou uma capa especial, aberta, ocupando também a contracapa, com uma foto de Hernanes e a manchete: "Hora H". Em meio à empolgação pela possibilidade do tricampeão assumir a liderança do Brasileirão, porém, a Folha de S. Paulo ressalta um problema do time da casa: o "apagão defensivo".
Apesar de ainda ter a defesa menos vazada do campeonato, o time enfrenta uma estatística ruim nas partidas mais recentes. Dos 34 gols sofridos, 11 vieram nos últimos cinco jogos.
"Nos últimos quatro jogos, o time expôs deficiências pouco vistas até então. Mesmo com três zagueiros de boa estatura - Renato Silva (1,83 m), André
Dias (1,84 m) e Miranda (1,85 m) - e a ajuda de Washington
(1,90 m) na defesa em lances de bola parada, o São Paulo vem sofrendo com o caos aéreo", diz o texto, que lista falhas nos gols de Coritiba, Atlético-MG e Santos.
A Folha lembra ainda que o São Paulo não vence no Morumbi há mais de um mês.
Já o Estadão traz em manchete: "Liderança em jogo no Morumbi", mas também repercute o problema das bolas aéreas e do mau retrospecto recente em casa. O jornal relata:
"O São Paulo necessita recuperar a hegemonia dentro do Morumbi. No próprio estádio, não vence há um mês e meio. A última vitória foi contra o Avaí (2 a 0) no dia 12 de setembro. De lá para cá, dois empates - com o Corinthians (1 a 1) e o Coritiba (2 a 2) - e uma derrota comprometedora para o Atlético-MG (1 a 0). 'A gente já perdeu muitos pontos em casa, o que prejudicou nossa
colocação no campeonato. Temos de parar de desperdiçar estas
oportunidades', afirma Richarlyson".
O jornal Agora lembra que, devido à situação curiosa das equipes na tabela — estão juntos com 52 pontos —, "vencer significa abrir uma vantagem importante em relação a um concorrente direto". O Diário de São Paulo também ressalta o caráter decisivo do jogo:
"Os críticos ao sistema de pontos corridos vivem lamentar a ausência das grandes decisões neste tipo de disputa. Pois o jogo de hoje, às 21h50, entre São Paulo e Inter, no Morumbi, está aí para desmentir tal tese. Trata-se de uma verdadeira final para as duas torcidas, cientes de que uma vitória pode abrir caminho rumo ao título. Já a derrota será impiedosa,
colocando em risco até a vaga na Libertadores."