| 26/10/2009 23h12min
A última franquia que conseguiu defender um título da NBA foi o Los Angeles Lakers. A equipe de Phil Jackson foi tricampeã entre as temporadas 1999-2000 e 2001-2002.
A partir dsta terça-feira – data da estreia do Lakers, em casa, contra o Los Angeles Clippers – Jackson tenta defender a taça mais uma vez.
O ídolo de Los Angeles Kobe Bryant foi um dos poucos remanescentes daquele tricampeonato. Com o retorno de Jackson, o ala-armador assumiu a responsabilidade de grande jogador da equipe, e foi condecorado com o prêmio de MVP das finais, graças principalmente ao desempenho na série decisiva contra o Orlando Magic.
No garrafão, em vez de Shaq, Kobe e Jackson contaram com a solidez do espanhol Pau Gasol. O ala-pivô, que veio do Memphis Grizzlies durante a temporada 2007/2008, teve médias de 18,3 pontos, 10,8 rebotes e dois tocos por jogo nos playoffs. Gasol foi fundamental para frear o Super-Homem Dwight Howard na grande final.
Nesta temporada, para voltar a defender um título, o Lakers não se sentou na boa campanha do ano passado: se movimentou nas férias e trouxe do Houston Rockets Ron Artest para completar a equipe.
– Todo mundo aqui está bastante confiante. Eu nunca vi isso antes, em lugar nenhum. Perguntaram-me se eu estou pronto para o anel – disse o novo reforço californiano.
Artest entrará na equipe no lugar de Trevor Ariza, que acabou indo parar justamente no Rockets. Com isso, o Lakers ganha mais uma opção no ataque, além de passar a ter, talvez, o melhor perímetro defensivo da Liga: com Derek Fisher, Kobe Bryant e Ron Artest.
LANCEPRESS!
Kobe Bryant é um dos poucos remanescentes do tricampeonato entre as temporadas 1999-2000 e 2001-2002
Foto:
Chris Carlson, AP