| 26/10/2009 15h05min
Depois da derrota por 1 a 0 no Gre-Nal 378, neste domingo no Beira-Rio, as chances do Grêmio de se classificar para a Copa Libertadores de 2010 foram reduzidas a 4%. Em entrevista ao clicEsportes, o matemático Tristão Garcia não descartou a ida do Tricolor à competição, mas avisou que, para tanto, time precisa vencer, no mínimo, seis dos sete últimos jogos pela competição.
– Durante todo o Campeonato Brasileiro, o Grêmio se repete. Ele é extremamente regular: ganha em casa e perde fora. Se observarmos bem, a média dele se aproxima da metade dos pontos – comentou Tristão.
O Grêmio ocupa o oitavo lugar do Brasileirão, com 44 pontos, oito a menos que Inter e São Paulo, os dois últimos dentro do grupo dos classificados à Libertadores. A boa notícia, segundo o matemático, é que o clube tem uma boa chance de se aproximar dos adversários pela vaga no G-4 caso vença as três próximas partidas, contra Avaí, Santo André e São Paulo. Se perder, no entanto, deve ser matematicamente eliminado da disputa.
– Ficam faltando quatro jogos, são 12 pontos. Hoje, ele já está a oito pontos. São Paulo e Inter não conseguem fazer todos os pontos porque jogam entre si. Digamos que eles farão cinco pontos. Se o Grêmio não pontuar, matematicamente fica fora. É difícil que ele não seja eliminado – comentou Tristão.
– É a última chamada. Agora o Grêmio tem três jogos em oito dias. É um privilégio para o Grêmio. É a chance de se aproximar de novo – acrescentou.
CLICESPORTES