| 17/10/2009 18h10min
O Criciúma estreou bem na Copa Santa Catarina ao vencer por 2 a 1 o Brusque no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. Eder e Leandro Branco chegaram a fazer 2 a 0 para o Tigre e Xipoti descontou.
O início de partida não foi dos melhores para a equipe do técnico Itamar Schulle. Logo nos primeiros minutos o meia Fabinho recebeu cartão vermelho ao cometer uma falta violenta sobre Rodrigo Ramos e o Tigre ficou com 10 jogadores em campo.
O Brusque tratou de pressionar, mas não conseguiu transformar a superioridade numérica em chances claras de gol. Além de se defender de forma organizada, o Criciúma ainda arriscava alguns contra-ataques, mas o jogo não saiu do 0 a 0 no primeiro tempo.
Na segunda etapa o destaque foi o goleiro André Zandoná, que fez boas defesas e impediu o Brusque de abrir o marcador. Quando o zagueiro Pereira também recebeu vermelho por falta violenta e deixou o Brusque com 10 jogadores, o Criciúma cresceu no jogo e começou a
construir a vitória.
O primeiro gol
saiu aos 26 minutos. David Dener deu ótimo passe para Eder, que desviou do goleiro Fabiano e fez Criciúma 1 a 0. Aos 34 minutos a equipe do Sul ampliou com Leandro Branco. Ele não teve dificuldades em marcar o gol após receber assistência de Ronaldo Capixaba.
Três minutos depois, o Brusque descontou com Xipoti, que chutou forte e rasteiro longe do alcance de Zandoná. O goleiro do Tigre ainda evitou o empate aos 45 minutos, quando defendeu um chute de Leonardo. Depois de um Campeonato Catarinense sem brilho e uma Série C de Campeonato Brasileiro desastroso, o torcedor do Criciúma voltou a sorrir com a boa atuação e os três pontos fora de casa na Copa SC.
Ficha técnica
BRUSQUE ( 1 )
Fabiano; Pereira, Marcelo, Tiago e Rodrigo Ramos; André Luiz, Xipoti, Valdo (Paulinho), Ailton (Enio), Leonardo e Geovani (Kanu).
Técnico:
Suca
CRICIÚMA ( 2 )
André Zandoná; Rodrigo, Felipe e Jonathans (Lino); Eder,
Fabinho, Wender, Ivo (Remick) e Jorginho (Leandro), Ronaldo Capixaba e David Dener.
Técnico: Itamar Schulle.
Local: Estádio Hercílio Luz, Balneário Camboriú
Arbitragem: Josué Gilberto Lamim, auxiliado por Nadine Schramm Câmara Bastos e Maira Americano Labes
Cartões amarelos: Marcelo, Paulinho e Rodrigo Ramos (B), Ivo e David Dener (C)
Cartões vermelhos: Ivo (C) e Pereira (B)
Gols: Eder, aos 26 minutos, e Leandro Branco (C ),aos 34 minutos do segundo tempo, Xipoti (B), aos 37 minutos do segundo tempo.