| 16/10/2009 10h44min
As seleções de Brasil e Gana decidem a partir das 15h (horário de Brasília) desta sexta em Cairo o título do Mundial Sub-20 do Egito. As duas equipes chegam à decisão com moral. O time verde-amarelo conta com o talento dos meias Giuliano, do Inter, e Alex Teixeira, do Vasco, além do oportunismo do atacante colorado Alan Kardec. Já os africanos contam com o artilheiro da competição: Diminic Adiyiah, com oito gols.
O clicEsportes acompanha a decisão minuto a minuto a partir das 15h
O técnico Rogério Lourenço contará com força máxima para a decisão. Assim, poderá repetir o time que encantou o Egito ao golear a Costa Rica por 5 a 0 pela primeira fase.
– Nosso objetivo era chegar à final, e o atingimos. Gana jogou um futebol de qualidade na competição e mereceu seu lugar na final. Eles jogam de maneira ofensiva, parecida com a nossa. O público pode esperar um bom jogo – disse Lourenço ao site da Fifa.
Se vencer, o Brasil conquista o pentacampeonato mundial da categoria. Ficará com apenas um título a menos que a Argentina, maior vencedora da competição, com seis. Na última edição, no Canadá, o time do atacante Agüero, hoje no Atlético de Madrid, venceu a República Tcheca na decisão.
Não é a primeira vez que Brasil e Gana fazem decidem o título da categoria. Em 1993, na Austrália, o time verde-amarelo sagrou-se campeão com uma vitória por 2 a 1 sobre os africanos. Em campo, estavam os destaques das categorias de base do Inter Argel e Caíco, além do centroavante Jardel, que, dois anos mais tarde, conquistaria a Copa Libertadores pelo Grêmio.
Na edição de 2001, na Argentina, as duas seleções se encontraram nas semifinais. Gana levou a melhor ao superar o time do atacante Adriano por 2 a 1. Na decisão, porém, levou 3 a 0 do time da casa, que contava com o hoje colorado D’Alessandro.
Os brasileiros tentam revanche. Com praticamente as mesmas equipes que entram em campo nesta sexta, Brasil e Gana se enfrentaram pelas oitavas-de-final do Mundial Sub-17 da Coreia do Sul em 2007. Os africanos venceram por 1 a 0.
– Aquela partida ficou marcada, e eles estão aqui com os mesmos jogadores. É um time muito forte e rápido e isso nos surpreendeu daquela vez, mas agora já sabemos o que esperar – lembra o meia Giuliano, um dos que estiveram em campo na derrota.
CLICESPORTES E ZERO HORAMundial Sub-20 2009, final, 16/10/2009 Horário: 15h (de Brasília). Local: Estádio Internacional de Cairo (Egito). Arbitragem: Frank De Bleeckere (BEL). O jogo no ar: RBS TV transmite ao vivo. Acompanhe minuto a minuto no clicEsportes |
|
BRASIL | GANA |
---|---|
Rafael; Douglas, Dalton, Rafael Tolói e Diogo; Maylson, Souza, Giuliano, Paulo Henrique Ganso e Alex Teixeira; Alan Kardec. | Agyei; Inkoom, Addo, Mensah e Addy; Agyemang-Badu, Quansah, Rabiu e Ayew; Osei e Adiyiah. |
Técnico: Rogério Lourenço. | Técnico: Sellas Tetteh. |