| 16/10/2009 08h59min
Comçou na manhã desta sexta-feira a construção de um retorno para veículos no canteiro central da avenida Paulo Fontes, nas imediações do Mercado Público, em Florianópolis.
A obra ocorre no trecho da via entre o mercado e a rua Arcipreste Paiva, que foi bloqueado para o acesso de veículos na quinta-feira, no sentido Beira-Mar Norte. O local será transformado em um calçadão.
Segundo o secretário de Obras da Capital, José Nilton Alexandre, a passagem em fase de construção vai permitir o acesso de veículos ao estacionamento da Associação Metropolitana de Voluntários (Aflov), localizado ao lado do Terminal de Integração do Centro (Ticen), após o fechamento da avenida no sentido contrário, previsto para ocorrer no próximo dia 20.
— Após o fechamento da avenida no sentido Praça XV, os motoristas vão voltar a ter acesso ao estacionamento da Aflov a partir da Arcipreste Paiva. Eles vão voltar dobrar à direita na Paulo
Fontes, sentido atualmente bloqueado, e
seguir até o local onde está sendo construído o retorno. De lá, poderão entrar o estacionamento — explica.
O retorno terá 10 metros de comprimento por 7,5 metros de largura e também será usado para carga e descarga de produtos para o mercado.
Visualizar Avenida Paulo Fontes Florianópolis em um mapa maior
Alexandre
ressalta que a obra não chega a atrapalhar o trânsito no sentido Beira-Mar
Norte-Praça XV.
Equipe da Secretaria trabalha no local. Por volta das 8h, o calçamento do canteiro central foi retirado e uma retroescavadeira foi utilizada para escavar o terreno.
O servido deve ser finalizado no sábado. O secretário ressalta que antes de iniciar o asfaltamento do retorno, os trabalhadores precisam localizar cabos de transmissão de telefonia no local. As empresas responsáveis pelos equipamentos não souberam informar onde os fios estão instalados.
Ainda nesta sexta, os semáforos da via no sentido já bloqueado devem ser desativados.
Mudanças
O primeiro dia de bloqueio da avenida Paulo Fontes na região do Mercado Público, no Centro de Florianópolis, foi de fluxo tranquilo de carros. Mesmo no horário de pico, o trânsito no cruzamento da avenida com a rua Arcipreste Paiva, na Praça XV, foi considerado normal.
Na avaliação do chefe de operações do
4º Batalhão da Polícia Militar, major Ricardo de Souza, o fechamento do trecho da
Paulo Fontes não prejudicou o trânsito na região. Ele ressalta a adesão dos motoristas às orientações dos guardas de trânsito, que sugeriram acessos alternativos.
Como muitos motoristas optaram por utilizar as avenidas Hercílio Luz e Mauro Ramos, também no Centro, para acessar a Ponte Colombo Salles, na saída da cidade, houve a formação de congestionamento nestas rodovias.
Em consequência, a avenida Gustavo Richard, que liga ambas a Hercílio Luz e a Mauro Ramos à ponte, também tinha trânsito lento no final da tarde.
— Antes, o congestionamento ficava mais concentrado na cabeceira da ponte. Agora, com a mudança, a fila ficou concentrada num ponto mais afastado — entende o policial. Segundo ele, por diminuir o estrangulamento de acessos na entrada da ponte, a mudança facilitou a saída da cidade.
— A situação não vai mudar até que se arrume uma alternativa para evitar o excesso de veículos na região. O sistema viário não
suporta. Temos vários pontos de estrangulamento: na
cabeceira da ponte, na Via Expressa e até na BR-101 — disse.
O bloqueio faz parte da primeira etapa de transformação da área em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen) em calçadão. Para que isso ocorra, outra parte da avenida ainda deve sofrer modificações.
Cronograma
Para a próxima semana está programado o fechamento da avenida nos dois sentidos e alteração no sentido da rua Álvaro de Carvalho. O trecho da rua Felipe Schmidt entre as ruas Álvaro de Carvalho e Sete de Setembro também será transformado em calçadão.
No último sábado de outubro, dia 31, o trânsito da rua Pedro Bittencourt será integralmente fechado para veículos.