| 14/10/2009 09h30min
Segundo informações dos jornais espanhóis Sport e AS, e do inglês The Sun, o Barcelona está perto de garantir a contratação de Robinho já para o mercado europeu de inverno. Sem nunca ter se adaptado totalmente ao Manchester City, o jogador estaria forçando sua saída na janela de transferências de janeiro. Resta o xeque Mansour Bin Zayed al Nahyan, dono do clube inglês, aceitar uma proposta que deverá ficar perto dos 35 milhões de euros (R$ 89 milhões).
Robinho é um desejo antigo do técnico Josep Guardiola. A contratação foi tentada já durante o verão europeu.
"Quando falharam nomes como os de Ribery, Silva ou Mata, a opção de Robinho se manteve viva até o fechamento do mercado, mas não houve acordo porque o Manchester City pretendia obter uma quantidade que compensasse o que foi investido há pouco mais de um ano para tirar o jogador do Real Madrid: 40 milhões de euros. Desta forma, se frustraram todos os intentos do Barcelona, que não encontrou a flexibilidade
necessária em um clube britânico
(...). Agora, a situação parece distinta", escreve o AS.
De acordo com o The Sun, a boa forma de Bellamy e as seguidas lesões do brasileiro, que tem pedido à diretoria para ser liberado, podem levar o clube a aceitar sua saída e recuperar grande parte do investimento que fez por ele.
O AS diz ainda que o Barcelona considera que Robinho é agora uma pessoa mais madura e sossegada que durante seu "périplo" no Real Madrid. E que o brasileiro sonha em demonstrar que é, como parecia no início da sua carreira, "uma das grandes estrelas do futebol mundial".