| 14/10/2009 07h11min
Várias partidas nesta quarta definirão as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Os aficionados por futebol no mundo inteiro estarão de olho no Estádio Centenário, em Montevidéu, a partir das 19h (horário de Brasília) desta quarta, no jogo que decidirá se Argentina ou Uruguai vão ou não para a Copa. Ambos dependem de uma vitória para carimbar o passaporte para a África do Sul de forma direta, dependendo de suas próprias forças. A partida entre Chile e Equador, marcada para o mesmo horário em Santiago, também pode determinar quem disputará o Mundial. Nos demais continentes, vários jogos definirão os classificados e as repescagens rumo ao principal campeonato de futebol do mundo.
América do Sul: o drama argentino
Brasil, com 33 pontos, Paraguai (33) e Chile (30) já garantiram suas vagas. Restam uma e meia, já que o quarto colocado vai à África do Sul e o quinto enfrenta o quarto das Eliminatórias da Concacaf, que pode ser Honduras, El Salvador ou Costa Rica. A Argentina está em quarto com 25 pontos, seguida por Uruguai (24) e Equador (23). Estes são os times que estão no páreo.
Argentina e Uruguai precisam apenas vencer o jogo no Centenário para garantir a quarta colocação e a vaga direta, por suas próprias forças. Se der empate, melhor para o time de Maradona, que só não carimba o passaporte se o Equador superar o Chile em Santiago por seis gols de diferença. No pior dos casos, fica em quinto e enfrenta o quarto da Concacaf. Se perder, a seleção de Messi precisa de pelo menos um empate entre Equador e Chile para poder ir à repescagem.
Já o Uruguai não pode nem empatar, ou fica refém do resultado de Chile x Equador para saber se vai à repescagem ou já começa a pensar em ir ao Brasil em 2014. Vencendo, se classifica em quarto. Se empatar ou perder, abre caminho para os equatorianos, que ficariam com a repescagem, empurrando os charruas para a sexta posição.
Só a vitória interessa ao Equador, que vai a Santiago enfrentar o já classificado Chile no Estádio David Aurellano. Com uma vitória, os equatorianos podem garantir a vaga direta ou ir à repescagem contra o quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf. Dependendo do resultado do clássico em Montevidéu.
Se golear os chilenos por seis gols em Santiago, o Equador ainda depende de um empate entre Argentina e Uruguai para conquistar a vaga direta, igualando os argentinos com 26 pontos e vantagem no saldo de gols. Os uruguaios, com 25, iriam para a repescagem. Se a Argentina vencer, o Equador ultrapassa o Uruguai e fica em quinto em caso de triunfo no Chile. O mesmo acontece se os uruguaios vencerem, com os argentinos ficando de fora da Copa.
De olho na Concacaf
O quinto colocado espera pelo resultado das Eliminatórias da Concacaf, que define os representantes das Américas Central e do Norte e do Caribe. Os dois primeiros, que já se garantiram na África do Sul, são Estados Unidos, com 19 pontos, e México, com 18. Costa Rica (15) e Honduras (13) já sabem que irão ao menos à repescagem.
O adversário do quinto colocado da Conmebol será definido em dois jogos, também nesta quarta: EUA x Costa Rica, em Washington, e El Salvador x Honduras, em San Salvador. Vencendo, a Costa Rica já estará na Copa. Já os hondurenhos dependem de uma vitória norte-americana, além de terem a obrigação de buscar os três pontos fora de casa.
A repescagem entre Conmebol e Concacaf será realizada em jogos de ida e volta. O primeiro confronto está marcado para o dia 14 de novembro, um sábado, enquanto a partida decisiva será realizada no dia 18, uma quarta.
Europa: Portugal tenta vaga na repescagem
Holanda, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Sérvia já estão na Copa. Faltam serem definidos os vencedores de duas chaves, além dos oito melhores segundos colocados. Pelo Grupo 2, a líder Suíça tem 20 pontos, e precisa de um empate com Israel para ir à África do Sul. A Grécia, que aparece em segundo com 17, visita o já eliminado Luxemburgo, que tem apenas cinco.
Pelo Grupo 3, a líder Eslováquia, com 19 pontos, tem boas chances de disputar a primeira Copa de sua história. O time joga fora de casa contra a Polônia, já eliminada com 11 pontos. Em segundo lugar com 17 pontos, a Eslovênia visita San Marino, que não pontuou.
Para a repescagem, 10 equipes disputam oito vagas: Portugal e Suécia pelo Grupo 1; Grécia, Israel e Letônia pelo Grupo 2; Eslovênia, República Tcheca e Irlanda pelo 3; e Ucrânia e Croácia pelo 6. As seleções de França, Bósnia e Rússia já estão classificadas.
Mais três vagas na África
Além da África do Sul, organizadora da Copa, o continente africano já colocou na Copa Gana e Costa do Marfim. Ainda resta serem definidos os times dos grupos A, B e C.
Pela Chave A, o líder é Camarões, que tem 10 pontos, e joga fora de casa contra os Marroquinos. Vice-líder com nove, o Gabão visita o Togo. Pela B, a Tunísia lidera com 11 pontos, e vai ao Moçambique. Vice com nove, a Nigéria torce por um tropeço tunisiano enquanto enfrenta o Quênia.
Já pelo Grupo C, a Argélia precisa de até mesmo de uma derrota por um gol para o Egito, fora de casa. Os argelinos lideram com 13 pontos, contra 10 dos vice-líderes egípcios. Mas os bicampeões africanos podem tirar a diferença se vencerem por mais de três gols de diferença. Curioso será se o Egito vencer por 2 a 0. Desta forma, todos os critérios de desempate se igualariam, e a vaga seria definida ou em sorteio ou em um novo confronto direto.
CLICESPORTES
Portugal de Simão Sabrosa (à esquerda) e Liedson tenta entrar na repescagem
Foto:
Armando Franca,AP
/