| 12/10/2009 13h38min
Depois de ter alguns dos principais nomes da história do automobilismo, como Alain Prost, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Keke Rosberg, Ayrton Senna e Damon Hill, e ter uma grande época nos anos 90, a Williams não vive sua melhor fase. Campeã de pilotos sete vezes, e de construtores em nove oportunidades, a nova casa de Rubens Barrichello não vence uma temporada desde 1997, com Jacques Villeneuve.
Do final da década de 90 para cá, as sucessivas trocas de fornecedores de motores foram determinantes para a queda de rendimento. A saída da Renault, após o título de Villeneuve, fez a equipe utilizar o equipamento não-oficial da fábrica francesa por dois anos.
No ano 2000, a Williams começou uma parceira com a BMW, fazendo uma temporada apenas regular, conquistando o terceiro lugar no Mundial de Contrutores, com Jenson Button e Ralf Schumacher. O alemão, no ano seguinte quebrou um jejum de quatro anos sem vitória, ganhando o GP de San Marino. A fábrica alemã ficou até 2005, conquistando o vice-campeonato em 2002 e em 2003.
O ano de 2006 marcou a pior fase da equipe. O acordo com a Cosworth foi um fracasso, tendo Mark Webber e o então estreante Nico Rosberg como pilotos. Em toda a temporada, a Williams conquistou apenas 11 pontos, ficando em 8º lugar entre os construtores.
A parceria com a Toyota no ano seguinte reergueu a equipe do fracasso. Fez 33 pontos e ficou em quarto lugar, tendo Rosberg e Alexander Wurz. Em 2008, com o japonês Kazuki Nakajima no lugar de Wurz, a Williams voltou a ser irregular, terminando o mundial de construtores em 8º lugar com 26 pontos.
Na atual temporada, a Williams volta a cair na tabela de construtores. Está em sexto lugar com 34,5 pontos, todos de Nico Rosbert. Nakajima não pontuou em nenhuma corrida.
Para 2010, Barrichello não será a única novidade. Além do brasileiro, a Williams promoverá seu piloto de testes, o alemão Niko Hulkenberg, que foi campeão da GP2 neste ano. O motor deve mudar mais uma vez. A opção preferida de Frank Williams é pela Renault. Outra possibilidade é a volta da Cosworth.
LANCEPRESS