| 11/10/2009 17h26min
Leonardo Gaciba vai continuar impedido de apitar partidas internacionais. Depois de ter rodado na primeira tentativa, em agosto, em Curitiba, o árbitro gaúcho foi reprovado em novo teste físico realizado no Paraguai nesta semana. Por sua história na arbitragem, a Fifa estuda a possibilidade de lhe dar mais uma oportunidade até o fim do ano. Se não houver outro teste, Gaciba perderá seu escudo Fifa para a temporada 2010 e terá que tentar retornar ao circuito internacional em 2011.
O programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, acompanhou o árbitro no Paraguai e levou a reportagem ao ar neste domingo. O teste consiste em 20 tiros de 150 metros de corrida rápida e 50 metros de caminhada, totalizando 10 voltas na pista, que tem 400 metros de extensão. Gaciba puxou a fila no começo da avaliação, mas começou a ficar para trás em seguida e desistiu logo na quinta volta.
Aos 38 anos e aparentemente em plena forma física, ele enfrenta uma barreira psicológica desde que foi
reprovado em um teste em
2007, que o impediu de apitar na Copa de 2010. Desde então, foi reprovado mais de uma vez em provas da CBF, ficando suspenso por pequenos períodos até conseguir ser aprovado novamente.
— Tem muito a ver com confiança. A confiança que eu tenho no campo não estou conseguindo passar para a pista. Tem que achar isso. Tenho que me adaptar a esta realidade e vencer este obstáculo. Talvez a vitória seja mais saborosa sobre um desafio que se torna a cada dia um pouquinho maior para mim — admite.
À espera de uma nova chance da Fifa, Gaciba não perde a esperança:
—Não vou deixar a peteca cair. Sou brasileiro e não vou desistir tão fácil assim.
Dono de academia em Porto Alegre, Gaciba enfrenta barreira psicológica com os testes físicos
Foto:
Jefferson Botega