| 08/10/2009 15h50min
Cannavaro, zagueiro da Juventus, testou positivo no exame antidoping realizado após a partida de sua equipe contra a Roma, em 30 de agosto. O jogador havia tomado medicamentos (um esteróide) para evitar um choque anafilático (uma reação alérgica a uma determinada substância).
Por ter tomado o medicamento, a Juventus havia enviado um pedido de isenção do exame ao Comitê Olímpico Italiano, entidade responsável pelos exames antidoping, mas a solicitação falhou, e o jogador teve que fazer o exame, que testou positivo.
O jogador teria tomado uma injeção de cortisona no dia 29 de agosto, para evitar uma reação alérgica a uma picada de mosquito.
Os médicos da Juventus comunicaram o caso à seleção italiana, que decidiu escalar o zagueiro contra Geórgia e Bulgária, dias 5 e 9 de setembro, respectivamente, pelas partidas das Eliminatórias Europeias.
Cannavaro será ouvido pelo chefe do Escritório de Procuradoria Antidoping da entidade, Ettore Torri, e pelo médico responsável, para que depois "sejam tomadas as providências cabíveis".