| 02/10/2009 12h09min
A Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, começa a ficar colorida de verde e amarelo. Mais de mil pessoas vestidas nessas cores, com bandeiras e balões, acompanham a festa de transmissão do anúncio da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A pedagoga Deolinda David, 59 anos, diz que não pode deixar de participar da festa.
– Estendi minha caminhada habitual para ficar aqui, marcando presença, torcendo para que as Olimpíadas venham para o Rio, mas, sobretudo, para a América do Sul – afirmou, citando o continente que nunca recebeu a competição mundial.
A realização dos jogos no Brasil também pode elevar a autoestima do povo, na avaliação da jornalista Cristina Bahri, 48 anos, que também acompanha o show na praia.
– Podemos fazer nosso país mais conhecido, tirar essa marca de terceiro mundo. Nós podemos – disse, citando a frase da campanha de Barack Obama "Yes, We Can".
O ator Eri Johnson subiu ao palco instalado em frente ao Hotel Copacabana Palace para animar a festa. A jogadora de vôlei Leila também participa da festa. A próxima atração é o cantor Lulu Santos.
A contagem regressiva para o anúncio da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) na Dinamarca deve terminar em algumas horas. Enquanto isso, em Copacabana, populares se divertem ao som de música brasileira, banhos de mar e vídeos institucionais da campanha do Rio, além de mensagens de apoio de artista, exibidos no telão.
A temperatura na cidade deve chegar hoje a 30ºC, o que deve atrair mais cariocas à praia. O governo estadual e a prefeitura decretaram ponto facultativo para incentivar os moradores a participar da torcida pelo Rio.
AGÊNCIA BRASIL