| 02/10/2009 11h17min
A chegada das delegações a Copenhague para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, nesta sexta-feira, e o lobby feito por todos os candidatos não provocaram alterações nos índices de favoritismo das cidades nos dois principais sites que fazem cotação: o Games Bids e o Around the Rings.
A última atualização dos sites ocorreu no início desta semana. Em ambos, o Rio segue como favorito para sediar os Jogos de 2016, seguido por Chicago. Para os dois levantamentos, Tóquio e Madri correm por fora e não devem nem chegar à última rodada de votação.
Apesar do favoritismo dado pelo Games Bids, a vitória carioca está longe de ser dada como certa. Nas últimas quatro eleições para Olimpíada, incluindo os Jogos de verão e inverno, o site especializado na análise de candidaturas acertou apenas uma vez o vencedor: em 2008, quando Pequim superou Toronto.
Neste ano, a margem de diferença na avaliação do primeiro para o segundo foi de 11,65 pontos. Em outras
ocasiões, na qual a diferença era
baixa, como é o caso de agora entre Rio (61,42) e Chicago (61,24), o Games Bids falhou nos prognósticos.
Outro equívoco aconteceu na indicação do favorito para representar os EUA na eleição para a Olimpíada de 2012. Pelo site, San Francisco levaria, mas Nova York foi escolhida.
Prognósticos:
GamesBids
Rio de Janeiro - 61,42 pontos
Chicago - 61,24 pontos
Tóquio - 59,02 pontos
Madri - 57,80 pontos
Around the Rings
Rio de Janeiro - 84 pontos
Chicago - 83 pontos
Madri - 80 pontos
Tóquio - 80 pontos
Conheça as quatro candidaturas:
Confira a programação completa do dia na Dinamarca clicando aqui.