| 02/10/2009 06h30min
O brasileiro Felipe Massa e o espanhol Fernando Alonso serão companheiros de equipe a partir de 2010. A rivalidade que antes era na pista e por equipes diferentes agora será interna, dentro da Ferrari. A escuderia italiana já avisou que dará condições iguais aos dois pilotos. Apesar do mútuo respeito atual e com troca de elogios entre os dois, Massa e Alonso já protagonizaram uma discussão em italiano, recheada de ironia e com xingamentos. Hoje, para ambas as partes, o episódio é coisa do passado.
O desentendimento aconteceu antes do pódio no GP da Europa de 2007, em Nurburgring, na Alemanha. Alonso, ainda na McLaren, venceu a corrida, e Massa chegou em segundo. Ao se encontrarem numa ante-sala antes de receber a premiação, o espanhol foi cumprimentar o piloto da Ferrari e fez alguma crítica às manobras na pista, onde Massa tentava sustentar o primeiro lugar.
A partir disso esquentou o clima. Felipe Massa desdenhou a observação do espanhol pelo toque sofrido dentro da pista quando tentava a ultrapassagem sobre o brasileiro. O vídeo do bate-boca está disponível na internet.
– Você vence e faz uma coisa dessas? Você vence e diz uma coisa dessas? – questionou Massa, proferindo palavrões.
– Você bate em mim, você bate em todo mundo! Isso não se faz! – retrucou Alonso.
– Vê se aprende! – ironizou o ferrarista.
– Vê se aprende você! Bate com todo mundo, faltavam três voltas... – respondeu o então piloto da McLaren.
O episódio foi flagrado pela transmissão oficial da Fórmula-1 e não foi o primeiro entre Massa e Alonso. Em 2006, no GP da Itália, o espanhol foi punido por obstruir a passagem. Já em 2007, Alonso reclamou de conduta antidesportiva de Massa na largada do GP da Espanha ao defender a posição.
Mas o clima ficou mais tranquilo entre os dois na entrevista coletiva. Fernando Alonso pediu desculpas públicas pela discussão e explicou que aquilo foi no calor da corrida. Felipe Massa também garante que não guarda rancor do futuro companheiro. Porém, a rivalidade seguirá no ar dentro da escuderia na próxima temporada.
CLICESPORTES
Fernando Alonso e Felipe Massa levarão a rivalidade para dentro da Ferrari
Foto:
Montagem de fotos de Christof Stache e Luca Bruno, AP