| 30/09/2009 17h36min
Com o avanço da tecnologia e a criação de novas ferramentas na internet, as candidaturas olímpicas enxergaram na web um novo campo para expandir suas ideias e conseguir mais simpatizantes. As quatro cidades postulantes a sede da Olimpíada de 2016 – Rio de Janeiro, Chicago, Madri e Japão – exploraram em maior ou menor escala as redes sociais, inaugurando assim uma nova tendência no modo de promover candidaturas.
A ferramenta "campeã" de uso foi o Twitter. O microblog, onde cada texto pode ter no máximo 140 caracteres e que virou febre na internet, foi utilizado por Chicago, Rio de Janeiro e Madri.
De acordo com Sérgio Amadeu, professor de cibercultura e comunicação em rede da Faculdade Cásper Líbero, o Twitter tem um papel fundamental neste processo, por sua funcionalidade.
– As campanhas olímpicas em geral demoraram um pouco para explorar a internet porque as pessoas que as organizam eram muito vinculadas às mídias tradicionais. O uso ainda está tímido. Neste processo, acredito que o Twitter é uma ferramenta fundamental, porque nela posso colocar um comentário sobre uma candidatura, e milhares de pessoas poderão ter acesso a esta mensagem – falou Amadeu.
A cidade brasileira utilizou a internet de uma maneira peculiar: para pedir apoio do povo. Em mensagens, a candidatura teve como principal função incentivar seus visitantes na internet a votar pelo Rio de Janeiro em sites.
– E está confirmado, a enquete www.insidethegames.biz termina hoje e estamos em segundo. Precisamos de todos para virar o jogo. Hora de votar! – foi um dos recados do Rio-2016 no Twitter nesta quarta-feira.
As quatro cidades criaram também perfis no Facebook e no Flickr (site para publicação de fotos), postaram vídeos no Youtube, entre outros. Com apenas um blog, Tóquio foi quem menos explorou a web.
LANCEPRESS