| 30/09/2009 13h18min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na tarde desta quarta em Copenhague para acompanhar a eleição da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, nesta sexta. O político viajou a bordo do avião presidencial e trouxe na comitiva o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro do Turismo Luiz Barretto. Já a primeira-dama Marisa Letícia não foi à Dinamarca.
– Eu acho isso extremamente importante, é uma oportunidade de mostrar a cara do Brasil – disse o presidente Lula, ainda na pista do aeroporto.
Mesmo com a rivalidade acirrada entre as quatro cidades concorrentes – Chicago, Tókio, Madri e Rio de Janeiro – Lula acredita que o Rio é o favorito.
– Por mais bonitas que elas sejam, o Rio de Janeiro é infinitamente mais bonito – concluiu.
Lula foi recebido na base militar da Dinamarca por um grupo de atletas do Brasil. Comandados por Pelé, nomes como o nadador Cesar Cielo, a atleta Daiane dos Santos, e ex-atletas como Hortência e Janeth foram ao local promover a chegada do presidente.
Em Copenhague, o presidente terá uma agenda cheia para tentar conseguir alguns votos para o Rio nesta reta final da disputa com Chicago, Madri e Tóquio.
Na noite desta quarta, o presidente participa de um jantar oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Na quinta pela manhã, Lula se encontra com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. Depois, almoça com a rainha da Dinamarca, Margreth, e encerra a agenda à noite, indo à abertura de gala do Congresso do COI.
Durante todo o dia, Lula ainda terá vários encontros com membros do COI.
AGÊNCIA BRASIL E LANCEPRESS