| 29/09/2009 15h47min
O Comitê de Candidatura da Rio-2016 denunciou Chicago ao Departamento de Relações do Comitê Olímpico Internacional (COI) para as cidades-candidatas, devido a críticas feitas pelo prefeito da cidade norte-americana, Richard M. Daley, à capital fluminense. O político afirmou que a cidade brasileira não tem condições de realizar os Jogos de 2016 porque, dois anos antes, o País sediará a Copa do Mundo.
– Soubemos do que ele disse por matérias de jornais. Liguei para o COI e informei – disse o diretor de Comunicação e Marketing da Rio-2016, Leonardo Grynner. – Não foi nada formal. Comunicamos e não sabemos se o COI fez ou não alguma coisa.
Questionado sobre a possibilidade de ter sido denunciado, por supostamente ter quebrado as regras de ética da disputa, Daley aparentou nervosismo, e disse que nada sabia sobre o assunto. Há 10 dias, o prefeito de Chicago ainda desdenhou as outras duas concorrentes, Madri e Tóquio.
Esta não foi a primeira vez que o Rio foi alvo das cidades adversárias. Durante a visita de inspeção do COI, no final de abril, Madri mandou uma pessoa para participar da cobertura como jornalista. O impostor foi pego pelo Comitê Rio-2016 e teve sua credencial cassada.