| 28/09/2009 23h17min
Ao lado de Giba, jogador da seleção masculina de vôlei, Paulo Autuori foi um dos convidados do programa Bem, Amigos!, do Sportv. Durante a conversa, na noite desta segunda-feira,o técnico do Grêmio elogiou muito os experientes Souza e Tcheco:
– Futebolisticamente, o Souza está um jogador maduro. Não só ele, como o Tcheco. Hoje, me satisfaz assistir a um jogo do Grêmio em que os dois meias chegam frequentemente à área adversária. Nossos meias fazem gols. Na Europa, é disto que eles gostam. Meia ofensivo, tem que fazer gol. No jogo contra o Fluminense, o Tcheco cruzou para a chegada do Souza, junto com outro atacante, dentro da área adversária. Estamos perdendo isto no futebol brasileiro. Mas ainda dá tempo de resgatar – disse Paulo Autuori.
O treinador do Grêmio foi questionado sobre a estrutura do clube gaúcho e negou-se a fazer uma comparação com o São Paulo, equipe onde trabalhou e foi campeão mundial:
– Comparações são odiosas. As duas são muito boas. O importante é a funcionalidade que existe em ambas. Aqui no Brasil, nós temos material humano, o que falta, muitas vezes, é a estrutura mesmo. Este vasto material humano que nós temos acaba acomodando os dirigentes responsáveis por fornecer esta estrutura ao desportista brasileiro. No Grêmio, temos um CT para a base que é um espetáculo. O gramado do campo suplementar, onde treinamos, é um tapete. O do campo principal, então, nem se fala – disse o técnico tricolor.
Paulo Autuori defendeu uma reformulação completa nas categorias de base do futebol brasileiro e deu como exemplo o que ocorria no Estádio Olímpico antes de sua chegada:
– Tecnicamente nada mudou no futebol brasileiro desde que fui treinar no Catar, três anos atrás. Mas o Brasil parou de formar meias e laterais, pois os times da base atuam, na maioria, no esquema 3-5-2. Lá no Grêmio, adotamos como norma utilizar o 4-4-2 desde os mais jovens com a intenção de formar este tipo de jogador. Outra coisa que eu não gosto é de ver meninos fazendo um trabalho forte fisicamente. A base é feita para se aprimorar a parte técnica e não o físico. O jovem precisa aprender a ter o prazer de jogar futebol.
O comandante tricolor disse que não existe nenhuma equipe atualmente que se destaque muito em relação às outras. Autuori ainda acredita que o Grêmio possa buscar o título do Brasileirão. No entanto, apesar de faltarem ainda 12 rodadas, sabe que o Palmeiras está com uma vantagem significativa:
– Lógico que 11 pontos é uma diferença significativa, mas o grêmio ainda enfrentará equipes que estão a nossa frente dentro da nossa casa. O Muricy tem todas as condições de ganhar pela quarta vez o Brasileirão. Quando você está para ganhar um título, em alguns momentos, não se joga bem, mas, mesmo assim, se vence o jogo. É o que está acontecendo com o Palmeiras. Eles têm uma vantagem boa e o Muricy sabe gerir isto. Mas acho que o campeonato ainda está em aberto.
CLICESPORTES
Autuori disse que a estrutura do Grêmio é maravilhosa em entrevista ao programa Bem, Amigos!
Foto:
Tatiana Lopes
/
clicRBS