| 28/09/2009 19h57min
A seleção feminina de vôlei treinou nesta segunda-feira em Porto Alegre. O trabalho foi realizado no Tesourinha, local da estreia no Sul-Americano na quarta-feira, contra o Paraguai. A estreia do time comandado por José Roberto Guimarães será nesta quarta-feira, às 19h30min, diante do Paraguai.
A ponteira Mari se prepara para disputar pela primeira vez um Campeonato Sul-Americano, apesar de já ter um currículo muito vitorioso na seleção, tendo já uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008 e quatro títulos do Grand Prix:
– Independente de o campeonato ter ou não o glamour de uma Olimpíada, queremos sempre fazer bonito para conquistarmos mais uma vitória. E neste Sul-Americano principalmente, por estarmos jogando no Brasil, com o apoio da torcida – afirmou Mari. –Particularmente vai ser mais importante por ser um título que eu ainda não tenho – completou a ponteira da seleção.
Nas categorias de base (infanto-juvenil e juvenil), Mari lembra que ficou de fora do Sul-Americano. Já na adulta, em 2005, teve de operar um dos ombros próximo à competição. Há dois anos, em 2007, foi novamente cortada. Em 2009, o campeonato classificará o vencedor para a Copa dos Campeões, em novembro, no Japão. Daí, a importância da competição.
– Este ano está sendo bem diferente, porque depois que fomos campeãs olímpicas passamos a ter o desafio de manter o mesmo nível. E o grupo, apesar de contar com muitas jogadoras novas, está conseguindo garantir as vitórias, e já deu para perceber que tem um grande futuro pela frente – disse Mari.
Oito seleções disputarão o Sul-Americano no Ginásio Tesourinha. Na estreia, quarta-feira, o Brasil, que está no Grupo A, enfrentará o Paraguai. Na quinta, será a vez do Uruguai, no mesmo horário, e na sexta, a equipe brasileira jogará contra a Argentina, às 19h. O canal Sportv transmitirá todas as partidas do time brasileiro. Na chave B se enfrentarão Peru, Chile, Venezuela e Colômbia.
As duas seleções mais bem colocadas de cada grupo estarão classificadas para as semifinais, no sábado. Se confirmar o primeiro lugar em sua chave, o Brasil jogará às 11h. A decisão do título acontecerá no domingo, a partir das 12h.