| 27/09/2009 22h50min
Nelson Piquet decidiu falar sobre a polêmica envolvendo seu filho, Nelsinho, a Renault e Briatore. Em entrevista exclusiva que foi ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo, na noite deste domingo, ele admitiu que fez uma denúncia à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre o caso, que ele considera um crime.
– Isso é crime. Manipular o resultado de uma corrida é criminoso, isso não cabe dentro do esporte – declarou.
Em 2008, no GP de Cingapura, o então chefe da Renault, Flavio Briatore, bolou um plano para Alonso vencer a corrida, e usou Nelsinho para isso. A equipe chamou o espanhol mais cedo aos boxes, e logo em seguida Nelsinho bateu em um muro da pista. Com o acidente, Alonso ganhou a corrida.
– Foi uma pressão muito grande que a Renault colocou em cima dele (Nelsinho). Se ele tivesse falado comigo, eu diria que não faria isso nunca – comentou.
Mesmo com o ocorrido, a Renault renovou o contrato de Nelsinho. Porém, o brasileiro foi demitido por Briatore no meio do campeonato desta temporada, com a alegação de fraco desempenho. Com a situação, Nelson Piquet resolver falar à FIA.
– Quando acabou o campeonato eu decidi ir falar com a FIA. Não falei naquela hora porque ia prejudicar o Nelsinho, então esperei – explicou.
O pai de Nelsinho afirma que não se submeteria a esse tipo de trapaça.
– Na minha carreira nunca pensaria em fazer algo assim. Acho que toda vez que você tenta derrubar um companheiro, tenta provocar um acidente para ganhar um título, você está apelando. Essa pessoa não vale nada – reforçou.