| 26/09/2009 22h36min
No Pré-Olímpico de 2008, em Madri, o Brasil garantiu a vaga para os Jogos de Pequim numa partida contra Cuba. Um ano depois, as seleções se reencontraram na Copa América, em Cuiabá, e novamente havia uma vaga em jogo: desta vez, para o Mundial da República Tcheca, em 2010. Neste sábado, houve apenas uma mudança em relação ao roteiro do ano passado: a missão foi bem mais fácil, em boa parte graças à pontaria de uma veterana de 36 anos. Com show de Helen, a equipe se impôs em casa, venceu por 79 a 59 e carimbou seu passaporte. As informações são do site globoEsporte.com.
Com a sensação do dever cumprido, o Brasil volta à quadra neste domingo, às 21h30m, de olho em outro objetivo: o título da Copa América. O adversário na decisão será o vencedor da semifinal entre Canadá e Argentina, que se enfrentam no encerramento da rodada de sábado. O perdedor desta partida disputa com Cuba a medalha de bronze e a última vaga no Mundial.
Na hora da verdade, o destaque brasileiro em quadra foi Helen, a armadora de 36 anos que voltou à seleção após uma ausência de três anos. No sábado, ela explodiu com 24 pontos e seis bolas de três convertidas em oito tentativas.
– A sensação é de dever cumprido, mas a gente não veio aqui só para conquistar a vaga. O time reagiu bem em situações difíceis, vamos ver no domingo – afirmou Helen, já pensando na final, em entrevista ao SporTV logo após a partida.
Adrianinha contribuiu com 12 pontos e cinco assistências. Mamá, Karen e Alessandra anotaram oito pontos cada. A cestinha cubana foi Gelis, com 11 pontos.