| 26/09/2009 04h37min
Depois de viajar cerca de 150 quilômetros de Santa Cruz do Sul a Porto Alegre, o autônomo Daniel da Rosa, 37 anos, estava impaciente, ontem, no aeroporto Salgado Filho. – Voltaremos 15 anos no tempo este fim de semana – comemora Daniel, esperando rever os ex-atletas da extinta Pitt Corinthians que, há 15 anos, fizeram os gaúchos comemorar o único título brasileiro de basquete conquistado pelo Estado até hoje.
Em Santa Cruz, o estudante Bruno Frantz Saldanha, 19 anos, estava ansioso. Mas diferentemente de Daniel, ele esperava para ver pela primeira vez os ídolos que viu por fotos.
– Estou louco para conhecer os jogadores que deram essa glória enorme para a cidade. Não estive lá na época, mas cresci ouvindo falar do título – comentava ele, que tinha três anos na época.
Hoje, Daniel e Bruno estarão no ginásio Poliesportivo para celebrar a façanha daquele 17 de abril de 1994, em um jogo festivo que fará ressurgir o time de ouro na quadra do
ginásio Poliesportivo – a “casa” da Pitt
Corinthians.
Confira a chegada de jogadores a Porto Alegre:
O reencontro dos jogadores, 15 anos depois, volta a unir a multidão apaixonada da época e faz renascer as torcidas organizadas. A partida também deverá atrair milhares de jovens e crianças, como Bruno, curiosos por sentir de perto todos aqueles momentos que não viveram na época.
–
Quero ver a grande festa da torcida. Quero ter noção do que era tudo aquilo
que sempre ouvi falar – comemora o jovem.
Ontem, ele já pôde sentir um pouco desta emoção, com a chegada dos dois norte-americanos que integravam a equipe na época. Alvin Frederick e Brent Merrit chegaram cedo e desfilaram pelas ruas da cidade no caminhão do Corpo de Bombeiros. Junto deles, o ex-capitão da equipe, o carioca João Batista – na cidade desde quinta-feira – também participou da carreata.
À noite, chegaram os demais atletas que participaram de um jantar de confraternização, junto com a comissão técnica. Hoje haverá carreata e sessão de autógrafos e fotos com toda a equipe na praça Getúlio Vargas, no centro. Para eternizar o acontecimento, a prefeitura improvisou uma “Calçada da Fama”, onde os atletas deixarão as mãos impressas no cimento. A placa será colocada no Parque da Oktoberfest.
Por dentro do jogo
- O que: Jogo festivo dos 15 anos do título nacional de basquete conquistado pela Pitt
Corinthians em 1994
- Quando: sábado, às 19h30min
- Onde: Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest, no centro de Santa Cruz do Sul
- Quanto: R$ 10
João Batista (de óculos), Alvin, fazendo o sinal de positivo, e Brent (D) desfilaram pelas ruas de Santa Cruz do Sul ontem
Foto:
Márcia Melz, especial