| 21/09/2009 21h52min
Quatro times brasileiros e quatro estrangeiros vão batalhar, em Santa Catarina, por uma única vaga no Mundial de Clubes, que está marcado para novembro, em Doha, no Qatar. A Copa Cimed, que servirá como um seletivo Sul-Americano, foi lançada nesta segunda-feira, dia 21, em Florianópolis (SC). A competição ocorrerá entre os dias 7 e 11 de outubro. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e a Confederação Sul-Americana estavam tentando viabilizar a competição no interior de São Paulo.
Tentaram várias cidades, como Araraquara, São Carlos e Barueri, mas o prazo estava expirando e não encontravam uma solução. Na quinta-feira da semana passada, a Federação Paulista abriu mão de sediar o evento, e a Cimed entrou em cena. O clube ofereceu a candidatura de Florianópolis, prontamente aceita, e vai jogar em casa, em busca de um título inédito.
— Obviamente, quando se joga em casa, as chances de vencer são grandes, então a gente não podia perder a oportunidade de trazer este
torneio para cá — comentou o
gerente de esportes da Cimed, Renan Dal Zotto.
— Nós coroaríamos todo este projeto e daríamos fôlego para continuar nos próximos anos com este título, este é o nosso desafio — emendou o gerente de marketing, Nelson Galvão.
— O esforço é muito grande. O que se vai gastar neste evento é o que a Cimed gasta o ano todo para manter o time — revelou Renan.
A sede está confirmada, mas o palco dos jogos, ainda não. A semifinal e a final serão disputadas na Arena Multiuso, em São José. Os jogos da fase de classificação podem ser disputados em outras praças, como os ginásios do Sesc e do Instituto Estadual de Educação, ambos em Florianópolis.
Os oito clubes que vão disputar o título e a vaga no Mundial são: Cimed, Minas, Sada Cruzeiro e Brasil Vôlei Clube (os quatro primeiros colocados na última Superliga), além do La Unión de Formosa (ARG), Club Nacional de Football (URU), COC Colômbia e Club Deportivo
Peru.