| 15/09/2009 07h58min
As discussões sobre o esquema tático do Inter são tão grandes que o técnico Tite resolveu providenciar um material didático e o distribuiu à imprensa. O objetivo é mostrar, de forma prática, que o time joga no 4-4-2.
O material produzido pelo assistente Maurício Dulac teve como base a vitória por 3 a 0 sobre o Sport, em 10 de agosto.
Planilha mostra ação dos laterais
O material traz lances em movimento e congelados. Alguns, assinalados com flechas, ilustram o losango no meio. Além do vídeo, o DVD apresenta um levantamento sobre a faixa de campo na qual cada jogador atua, tanto para defender quanto para atacar.
Partida com o Galo gerou dúvidas
Ali também fica claro que os laterais não atuam de forma igual.
– Fiz esse material para mostrar o nosso 4-4-2. O Bolívar é lateral, mas apoia menos para dar liberdade ao Kleber – explica o
treinador.
A ideia do DVD surgiu após o jogo contra o Atlético-MG, dia 2 de setembro. Tite optou pelo 3-5-2 em razão
do sucesso no 4 a 0 sobre o Goiás.
A fraca atuação no primeiro tempo, porém, fez com que o técnico mexesse no intervalo para retornar ao 4-4-2. Sacou o ala Danilo, deslocou Bolívar da zaga para a lateral e D’Alessandro saiu do banco para o meio. A mudança resultou no 3 a 0 e na confirmação do 4-4-2 como o preferido.
Contra o Cruzeiro, o time não funcionou bem com Sandro, Guiñazu, Magrão e D’Alessandro – Inter levou 3 a 2, em casa. No Gauchão, dava certo. Tite justificou-se:
– O time muda em características de atletas. O esquema foi o mesmo. Porém, temos de reconhecer os méritos do Cruzeiro.