| 07/09/2009 11h56min
O Corinthians colocou um totem cilíndrico no Memorial do clube, localizado na sede administrativa do Parque São Jorge, para homenagear Ronaldo. Agora, o Fenômeno faz parte de uma seleta lista de 40 jogadores que possuem suas imagens em tamanho real no espaço que conta a história de quase 100 anos do clube. O número de homenageados deve aumentar nos próximos dias, com a inserção de Gamarra, Dinei e Felipe.
Ronaldo ocupa a vaga do meia Ricardinho que, segundo os organizadores do espaço, terá sua foto de volta ao Memorial assim que um novo totem ficar pronto. Vale lembrar que ambos foram companheiros e campeões da Copa de 2002.
É a primeira vez que um jogador que faz parte do atual elenco do Corinthians é homenageado dessa maneira. Outros jogadores, como Vampeta e Marcelinho, atuaram com suas fotos em tamanho real. Porém, haviam retornado ao clube quando o espaço já estava aberto ao público.
A homenagem ao camisa 9 ocorreu após nove meses da sua
chegada ao Parque São Jorge. Nesse
período, Ronaldo fez 17 gols, que ajudaram na conquista de dois títulos: o Paulistão (de maneira invicto) e a Copa do Brasil, que deu vaga na Libertadores de 2010, ano do centenário do clube.
Além do sucesso dentro de campo, o Fenômeno também ajudou à diretoria corintiana na conquista de mais de R$ 33 milhões de patrocínios na camisa e de uma exposição, à nível mundial, como jamais havia acontecido na história do time.
Mais três serão eternizados
Felipe, Gamarra e Dinei também ganharão um totem no Memorial do Parque São Jorge. Após ser rebaixado com o Timão, Felipe voltou à elite nacional vencendo a Série B e ainda conquistou mais dois títulos com a camisa 1 alvinegra. Ele será o próximo a ser homenageado pelo clube.
Além do goleiro, o Timão tenta consertar uma injustiça. Em 2006, quando o Memorial estava sendo construído, o jornalista e pesquisador Celso Unzelte indicou uma lista com 60 nomes para terem um
totem no museu, mas apenas 40 foram selecionados.
Entre
os descartados, estava Gamarra que, por jogar no Palmeiras naquele ano, foi preterido. Considerado um dos maiores zagueiros do Corinthians, o paraguaio agora ganhará sua homenagem. Junto com ele e Felipe, outro que também terá um totem é o atacante Dinei, o único jogador tricampeão brasileiro pelo Clube.
Ronaldo marca para o Corinthians contra o Santos na decisão do Paulistão
Foto:
Daniel Augusto Jr./AE