| 05/09/2009 20h28min
Com um gol de Jonas, o Grêmio empatou em 1 a 1 com o Vitória, nesta noite de sábado, no Estádio Olímpico. A partida foi disputada pela 23ª rodada do Brasileirão 2009.
Jonas, agora um dos artilheiros do Brasileirão com 11 gols, garantiu aos 41min do 2º tempo a permanência da invencibilidade de praticamente um ano do Grêmio no Estádio Olímpico. Neto Berola havia aberto o placar, para o Vitória, aos 40min da etapa inicial.
Com o empate em casa, o Grêmio sobe para 33 pontos, e permanece na zona intermediária da tabela. O Vitória vai a 30 pontos.
Erros custam derrota no 1º tempo
Autuori confirmou uma tendência indicada nos treinos da semana, e trocou Tcheco por Douglas Costa. Túlio, deslocado para a lateral-direita, assumiu o posto de capitão. Rochemback estreou, com a camisa 4. E Lúcio voltou a jogar no Estádio Olímpico.
Mas nenhuma das alterações ou das estreias foi notada. O Grêmio errou demais. Principalmente na saída de bola. Os jogadores insistiam em passar para os adversários, ao invés de encontrar os companheiros.
E recebendo tantos presentes, o Vitória passou a dominar o 1º tempo. Aos 32min, Roger driblou Marcelo Grohe e foi parado por Mário Fernandes, melhor jogador do Grêmio na etapa inicial.
Oito minutos depois, entretanto, nem Mário Fernandes conseguiu salvar. Réver cortou para trás, e acabou lançando Neto Berola. O atacante do Vitória teve calma para bater na saída de Marcelo Grohe, abrindo o placar.
Traves ajudam e atrapalham
A situação poderia ter piorado logo no início do 2º tempo. Aos 24 segundos, Leandro Domingues acertou a trave. Quatro minutos depois, foi Neto Berola quem chutou contra o poste esquerdo.
Insatisfeito com o desempenho do time, aos 11min Autuori colocou Tcheco e Herrera, para as saídas respectivas de Douglas Costa e Perea. O Grêmio ensaiou uma pressão, e aos 17min acertou o travessão, em bola aérea dividida entre Réver e um adversário.
Jonas, artilheiro
Depois de muita insistência, e apesar de todos os erros, o Grêmio chegou ao empate. Pelos pés do seu ex-capitão Tcheco. Ele avançou pela direita e cruzou na marca do pênalti.
Ali, Jonas marcou sem 11º gol no Braisleirão, batendo de primeira. O próprio Jonas teve a chance de virar o placar, aos 47min, mas preferiu chutar de esquerda, e bateu por cima.
Ele divide a artilharia do Brasileirão com Marcelinho Paraíba, Roger e Val Baiano.
Próximo jogo
O Grêmio volta a jogar no próximo domingo, dia 13 de setembro. Às 18h30min, pela 24ª rodada do Brasileirão, o Tricolor visita o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife (PE).
Grêmio | Vitória |
---|---|
Marcelo Grohe; Túlio (Joílson), Mário Fernandes, Réver e Lúcio; Adílson, Fábio Rochemback, Souza e Douglas Costa (Tcheco); Jonas e Perea (Herrera). | Viáfara; Apodi, Fábio Ferreira, Wallace e Róbson; Uelliton, Vanderson, Magal e Leandro Domingues (Marco Aurélio); Neto Berola (Jackson) e Roger (Carlos Alberto). |
Técnico: Paulo Autuori. | Técnico: Vágner Mancini. |
Grêmio 1 x 1 Vitória - Brasileirão 2009 Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Carlos Berkenbrock (SC). Gols: Neto Berola (V), aos 40min do 1º tempo. Jonas (G), aos 41min, no 2º tempo. Cartões amarelos: Lúcio, Joílson e Herrera (G); Uelliton, Magal, Róbson e Wallace (V). Cartão vermelho: Magal (V). |